Formação • Notícias

Quais as diferenças entre sacramento e sacramentais?

Os sacramentos são sinais da graça salvífica de Cristo; por meio deles nós recebemos a graça da Salvação de Deus. Já os sacramentais são uma maneira de expressarmos a nossa fé e a nossa confiança em Cristo.

O Missionário redentorista padre Ferdinando Mancílio explicou que os sacramentais são gestos litúrgicos, de penitência e de fé que nos ajudam na aproximação com Cristo.

“Os sacramentos são sete. Seis foram instituídos pelo próprio Jesus e nós os encontramos nos Evangelhos. Já o sétimo sacramento, a unção dos enfermos, nós vamos encontrar na carta de São Tiago, quando ele ensina que se houvesse alguém doente seria necessário chamar o sacerdote para que o doente obtenha a misericórdia de Deus”, disse.

7 sacramentos
Batismo, Confirmação, Eucaristia, Penitência, Unção dos Enfermos, Ordem e Matrimônio.

Sacramentais
Gestos como a imposição das cinzas na Quarta-feira de Cinzas, bênçãos, água benta, objetos como terços, escapulários e medalhas de devoção aos santos ou à Nossa Senhora.

Meios para a santificação
De acordo com padre Ferdinando, os sacramentos e os sacramentais ajudam na nossa santificação, porque por meio deles é possível manifestar nossa esperança em Jesus.

“Ajudam na vivencia da fé, do Evangelho, e dessa nossa caminhada para a minha salvação. Essa confiança que eu manifesto em Nosso Senhor, e na certeza da salvação que ele me dá, pela gratuidade do seu amor como nos manifestam os sacramentos que temos na igreja”.

Não fazer dos sacramentais amuletos de sorte
Entretanto, não podemos cair na tentação de fazer dos sacramentais amuletos em nossa vida.

“Quando a gente deposita nossas forças num objeto ou no gesto, isso se chama um amuleto, mas não deve ser assim. Os sacramentais devem ser gestos de confiança em Nosso senhor, e através da confiança Nele, a Sua presença se manifesta. [No entanto] Deus não vai tirar a nossa parte, o nosso esforço para que a graça se realize.”

Fonte: Shalom