Notícias

Programação do Papa Francisco na JMJ – 2013

Foi divulgada neste dia 7 de maio, às 12h, horário italiano, a programação oficial da viagem do Papa Francisco ao Brasil. Veja abaixo o roteiro completo:
O Santo Padre chega ao Rio de Janeiro na tarde de segunda-feira, 22 de julho, sendo recebido no Aeroporto Internacional do Galeão/Antonio Carlos Jobim pela Presidente da República, Dilma Rousseff; pelo arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta; pelo arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis; pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; e pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
Papa Francisco deixará o aeroporto de papamóvel em direção ao Palácio Guanabara, sede oficial do Governo do Rio de Janeiro, onde será realizada a cerimônia de boas-vindas. Estarão presentes chefes de Estado, diplomatas e convidados institucionais. O Papa deixará o Palácio Guanabara em direção ao Sumaré, onde será a sua residência durante a permanência no Rio de Janeiro. A terça-feira, dia 23, será estritamente privada até a manhã de quarta-feira, 24 de julho.
Na quarta-feira, 24, às 8h15 o Papa deixará o Rio de Janeiro e de helicóptero irá até Aparecida onde irá venerar a imagem de Nossa Senhora no Santuário Nacional e celebrará a Santa Missa. O Santo Padre será acolhido pelo arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis e pelo reitor do Santuário, padre Domingos Sávio da Silva. Papa Francisco almoçará no Seminário Bom Jesus, retornando depois ao Rio de Janeiro.
No final da tarde, no Rio de Janeiro, o Santo Padre visitará o Hospital São Francisco de Assis. O Hospital, dirigido pela Associação homônima, dedica-se à recuperação dos dependentes da droga e do álcool, com cerca 500 leitos. 
Na quinta-feira, dia 25, o Santo Padre celebrará no início da manhã a Santa Missa para um público restrito na Residência do Sumaré. O Papa Francisco deixará o Sumaré às 9h em direção ao Palácio da Cidade, onde receberá das mãos do prefeito Paes as chaves da cidade e irá abençoar as bandeiras oficiais dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. O Papa segue para a Comunidade da Varginha – Manguinhos. Se dirigirá para a pequena igreja dedicada a São Jerônimo Emiliano onde encontrará alguns membros da comunidade paroquial. Após um momento de oração, será abençoado o novo altar e o Papa oferecerá um presente à comunidade.O Santo Padre se dirigirá depois ao campo de futebol, onde estará reunida a comunidade. Ao longo do percurso (cerca 100 m) visitará a casa de uma família. 
Na parte da tarde, às 17 horas, o Santo Padre deixará novamente o Sumaré em direção da Praia de Copacabana, onde terá lugar a Festa da Acolhida aos jovens participantes da JMJ. O ato está previsto na forma de Celebração da Palavra. O Papa fará um discurso e abençoará os jovens. 
Na sexta-feira de manhã, dia 26, será celebrada a Santa Missa para um público restrito na Residência do Sumaré. Em seguida irá se deslocar em automóvel até à Quinta da Boa Vista onde às 10 horas irá confessar cinco jovens provenientes dos cinco continentes. Após as confissões, Papa Francisco se transferirá para o Palácio São Joaquim, residência do arcebispo do Rio de Janeiro. O Santo Padre irá encontrar em forma reservada cinco jovens detentos. Às 12 horas o Papa rezará a oração do Angelus do Balcão do Palácio. O Santo Padre almoçará com dom Tempesta e com 12 jovens de várias nacionalidades: um rapaz e uma moça de cada um dos continentes mais um rapaz e uma moça de nacionalidade brasileira. No final da tarde, às 17h, retornará à Praia de Copacabana para a Via-Sacra com os jovens. O Santo Padre, depois de introduzir o ato litúrgico, acompanhará do palco o desenvolvimento da Via-Sacra.
No sábado, dia 27, Papa Francisco irá à Catedral do Rio de Janeiro e celebrará a Santa Missa, às 9 horas, com os bispos da JMJ, sacerdotes, religiosos e seminaristas. Já no Teatro Municipal, às 11h30, o Santo Padre encontrará políticos, diplomatas, expoentes da sociedade civil, empresários, pessoas do mundo da cultura e representantes das maiores comunidades religiosas do país. No início da noite o Papa deixa o Sumaré em direção do Campus Fidei de Guaratiba, onde será realizada a Vigília de Oração com os jovens.
O Campus Fidei foi preparado especialmente para a ocasião e pode abrigar mais de dois milhões de pessoas. O encontro será em forma de uma Liturgia da Palavra, com testemunhos e perguntas de cinco jovens ao Santo Padre; orações e cantos; troca de presentes e benção. Os jovens dormirão no Campus Fidei, esperando a Missa do dia seguinte.
No domingo, dia 28, o Papa Franisco deixará novamente o Sumaré em direção a Guaratiba. Durante o deslocamento, o helicóptero do Santo Padre sobrevoará a célebre estátua do Cristo Redentor que do alto do Corcovado abraça a cidade do Rio. Às 10 horas terá início a Missa de Envio da JMJ Rio2013. A Celebração terminará com a Oração do Angelus e o anúncio da sede e do ano da próxima JMJ.  Logo depois, o Papa encontrará o Comitê de Coordenação do CELAM, Conselho Episcopal Latino-Americano. O Comitê de coordenação do Celam é composto por cerca 45 bispos, que iniciarão as Sessões de trabalho na segunda-feira, dia 29 de julho.
Depois de se despedir da residência do Sumaré, o Papa Francisco se dirigirá ao Rio Centro onde encontrará cerca de 15 mil voluntários da JMJ. Às 18h30 acontece a cerimônia de despedida no Aeroporto Galeão/Antonio Carlos Jobim. O Santo Padre será acolhido no Pavilhão de Honra Marechal Trompowski de Almeida pela Presidente da República, Dilma Rousseff.  A partida para Roma está prevista para às 19 horas.