Formação • Notícias

Por que temos dificuldade em reconhecer que somos limitados e precisamos de ajuda?

Débora Pires, consagrada da Comunidade de Vida Shalom, explica

Acredito que não seja novidade pra ninguém que somos seres limitados. Não podemos tudo, não sabemos tudo, não conhecemos tudo, e vários outros nãos. Mas acredito que o “x” da questão é que nem sempre lembramos que o fato de sermos limitados nos dá a grande possibilidade de nos deixar amar por Deus e pelos outros. E o que acontece na vida real? Nossos limites muitas vezes são motivo de vergonha e humilhação pra nós, ao invés de ser porta de entrada pro amor.

Não reconhecer ou não aceitar nosso limite não vai mudar a realidade de que sim, somos limitados. Isso nunca vai mudar, porque Deus nos criou assim. E porque não enxergamos beleza em nossos limites, já que Deus, em sua sabedoria, viu que isso seria via de amor? Qual a dificuldade em se deixar amar? Porque nosso orgulho nos cega tanto e nos faz ver a nossa realidade limitada de forma deturpada? Porque transformamos uma via de amor em via de sofrimento inútil, estéril?

Não acolher nossos limites, e, consequentemente, não permitir que o amor nos visite, é uma estrada perigosa e altamente destruidora, porque quando nos fechamos em nosso ilusório orgulho e sentimento de onipotência, corremos um sério risco de viver a vida solitários, abandonados, e ainda nos fazendo de vítimas.

Se conheça:
* Quais são seus limites?
* Como você os enxerga?
* Pra você é “mais fácil” dar ou receber amor?
* Você tende a se vitimizar ou a pedir ajuda sem se constranger ou se sentir inferior por isso?
* O que te impede de pedir ajuda?
* Porque insistimos burramente na autossuficiência?
É só uma pequena reflexão pra gente visitar nossa consciência e poder dar mais espaço pro Amor verdadeiro nesse início de semana.
Deus nos abençoe!!

Fonte: Shalom
Imagem: shvets/pexels