Formação • Notícias

Por que os animais de estimação fazem bem para o corpo e para a alma?

Cães, gatos e hamsters podem nos ensinar muito sobre relacionamentos
Algumas pessoas dizem que ter um animal de estimação é uma questão de grande responsabilidade (como se isso fosse uma coisa ruim).
De fato, uma das melhores coisas sobre compartilhar o cotidiano com um animal está relacionada ao desenvolvimento de um senso de responsabilidade por outro ser que depende completamente de você.
Um animal que vive em um apartamento, quintal ou mesmo em uma pequena fazenda não será totalmente capaz de garantir comida, água ou abrigo para si mesmo.
Mas o seu cão, gato, periquito ou hamster não são os únicos beneficiários deste relacionamento.
O Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina e Saúde Pública da Universidade de Wisconsin confirmou que crianças que convivem com cães e gatos têm menor probabilidade de desenvolver doenças alérgicas.
Compartilhar a infância com um bichinho de estimação influencia positivamente e ajuda a desenvolver o sistema imunológico das crianças.
Presente
Mas ter um animalzinho não faz bem só para os pequenos.
O psicoterapeuta Jay P. Granat afirma que, como cães e gatos vivem praticamente no “aqui e agora”, e, segundo os especialistas, não se importam com o amanhã, eles ajudam os adultos a não focarem excessivamente no futuro e aproveitarem melhor o presente.
Além disso, os bichinhos são excelentes companheiros e ajudam a combater a depressão causada pela solidão.
Os pets auxiliam as pessoas a construir relacionamentos. Eles “ensinam” aos seus donos humanos os fundamentos básicos da convivência com aqueles que são diferentes, dando aos seus proprietários uma espécie de “treinamento” para lidar com as complexidades das relações humanas.
Cuide bem do seu bichinho!

Fonte: Aleteia
Imagem: https://canaldopet.ig.com.br/