Formação • Notícias

Por que celebramos o Sagrado Coração de Jesus em junho?

Neste mês, somos motivados a honrar e venerar ainda mais esse amor incondicional de Cristo por todos nós
O sexto mês do ano é um período rico para nossa Igreja. Além do Corpus Christi, do Imaculado Coração de Maria e de importantes Santos, celebramos o Sagrado Coração de Jesus. E, como Igreja somos convidados a experimentar, e principalmente, viver o infinito amor que Deus tem por nós.
Papa Bento XVI, certa vez, falou sobre a importância desta devoção:
“A contemplação do ‘lado transpassado pela lança’, na qual resplandece a vontade infinita de salvação por parte de Deus, não pode ser considerada, portanto, como uma forma passageira de culto ou de devoção.
A adoração do amor de Deus, que encontrou no símbolo do ‘coração transpassado’ sua expressão histórico-devocional, continua sendo imprescindível para uma relação viva com Deus”.
Início da devoção
A recordação de celebrar o Coração de Jesus já existe desde o começo da Igreja, mas ficou mais intensa em 16 de junho de 1675, nas oitavas do Corpus Christi, quando Jesus apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque, lhe mostrando seu Coração rodeado por chamas de amor, coroado por espinhos, com uma cruz e uma ferida aberta da qual brotava sangue. Mas desde 1673, Margarida já tinha visões do Sagrado Coração, que se repetiam a cada primeira sexta-feira do mês.
“Eis o Coração que tanto amou os homens, e nada poupou até esgotar-se e consumir-se para testemunhar-lhes o seu amor. Em reconhecimento, da maior parte só recebo ingratidões: por suas irreverências e sacrilégios, pelas friezas e os desprezos que eles têm por Mim nesse Sacramento de amor”, disse Nosso Senhor para a Santa.

O significado do Sagrado Coração
– O Coração é o membro nobre, símbolo do amor que Deus tem por nós e que levou o seu Filho a se encarnar e nos redimir.
– A Cruz simboliza não apenas a que Ele levou até o Calvário para consumar a redenção, mas também os nossos pecados, indiferenças e falta de fé.
– Os espinhos simbolizam a dureza das almas que não rezam, não recebem os Sacramentos, esquecem facilmente as suas obrigações e não procuram se corrigir de seus defeitos.
– A ferida pela lança simboliza os que o atacam, blasfemam, adoram a satanás e abandonam a Igreja.
– As chamas representam a fornalha de amor e misericórdia que Nosso Senhor tem para com os homens.
Padre Ferdinando Mancilio, C.Ss.R., ressalta que buscamos a essência de Deus através de Jesus Misericordioso:
“Toda ação de Jesus foi de misericórdia. Não tem um aspecto aqui ou ali quando Ele usou de misericórdia. Suas atitudes, seus gestos e palavras são pura misericórdia divina para nós. Portanto, não queremos incentivar isso apenas como um aspecto da vida de Jesus, porque Ele é inteiro misericórdia.
E depois, outra coisa que a gente entende é que a misericórdia de Deus é de uma dimensão somente de uma piedade pessoal. Não! A misericórdia é o essencial na vida do ser humano, porque misericórdia é a própria redenção de Cristo em nós e para nós. Portanto, não vamos diminuir o sentido da misericórdia”, orienta o sacerdote.

Fonte: A12

Imagem: https://olharmisericordioso.org/