Notícias

Papa reflete sobre 60 anos de ministério sacerdotal

Papa Bento XVI celebrou a missa na quarta-feira marcando a festa dos santos Pedro e Paulo, padroeiros da cidade de Roma. Durante a celebração eucarística, o Papa também conferiu o Pálio em 41 novos Arcebispos Metropolitanos, de países de todo o mundo, que foram nomeados durante o ano passado.

Participar da Missa na Basílica de São Pedro na manhã de quarta-feira foi uma delegação especial de três líderes ortodoxos representando o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, parte de uma tradicional troca de delegações ecumênico que tem ajudado a fortalecer os laços de amizade entre as Igrejas do Oriente e Ocidente desde pouco depois do 2 º Concílio do Vaticano.
Mas a missa também marcou um momento pessoal de reflexão para o próprio Papa, que estava comemorando o 60 º aniversário da sua ordenação ao sacerdócio.

 

"Sessenta anos após o dia da minha ordenação sacerdotal ….

 

Em sua homilia, o Papa Bento XVI disse que sessenta anos depois de sua ordenação, ele ainda pode ouvir as palavras que foram dirigidas aos novos sacerdotes jovens naquele dia, em 1951, as palavras do Evangelho de São João: 'Eu não vos chamo servos, mas amigos. Palavras, o Papa acrescentou, que trazem grande alegria interior e também pode ser visto como o programa inteiro de uma vida sacerdotal.

 

 "A amizade não é apenas sobre conhecer alguém, é acima de tudo, uma comunhão de vontade ..

 

Refletindo sobre o significado de que a amizade com Cristo, o Papa disse que é acima de tudo, aprender a crescer em conformidade cada vez maior com a Sua vontade, para conhecê-lo melhor através das Escrituras, através da oração, através da comunhão dos Santos. As palavras de Jesus sobre a amizade, segundo ele, deve ser visto no contexto de sua comissão aos seus seguidores a ir e fazer discípulos de todas as nações – um comando que nos desafia a ir além dos limites do nosso próprio mundo e para levar o Evangelho a todas as pessoas.

 

"Na festa dos santos Pedro e Paulo a minha mais cordial saudação vai em primeiro lugar, o Patriarca Ecumênico Bartolomeu 1 º …

 

Depois de sua reflexão íntima sobre o significado do seu próprio ministério sacerdotal, o Papa também saudou a delegação ortodoxa presentes na Basílica, bem como os novos arcebispos Metropolitano que recebeu o branco, de lã Pallum, um símbolo de serviço e um sinal de uma comunhão com São Pedro e seus sucessores. Papa Bento XVI concluiu com palavras sinceras de agradecimento ao Senhor para os últimos seis décadas de seu próprio serviço à Igreja, bem como graças a todas as pessoas que, segundo ele, se formaram e me acompanhou.

Fonte: Rádio Vaticano