Formação • Notícias

Papa no Ângelus: reconhecer a singularidade de Jesus em nossa vida

No domingo, 26 de janeiro, milhares de fiéis e peregrinos se reuniram para o Ângelus com o Papa Francisco na Praça São Pedro, após a missa na Basílica de São Pedro.

Durante sua reflexão, com base no Evangelho de Lucas, o Santo Padre recordou o episódio em que Jesus, na sinagoga de Nazaré, leu uma passagem do profeta Isaías e declarou: “Hoje se cumpriu esta Escritura” (Lc 4,21), era o anúncio de sua missão como o Messias.

O Papa destacou o impacto que essa declaração teve entre os nazarenos, que, ao vê-lo apenas como “o filho do carpinteiro”, tiveram dificuldade em aceitar sua verdadeira identidade.

“Eles pensavam conhecê-lo bem demais, e isso, ao invés de abrir suas mentes e corações, os bloqueava, como um véu que obscurece a luz”, explicou.

O Santo Padre ressaltou como essa mesma atitude pode ser percebida atualmente:

“Também nós somos interpelados pelas palavras e pela presença de Jesus. Às vezes, pensamos que já o conhecemos, que não há nada de novo a descobrir, porque crescemos com Ele, no catecismo, na paróquia ou em um país de cultura cristã.”

Francisco alertou para os riscos de uma familiaridade que pode cegar a percepção da singularidade de Cristo e questionou os presentes:

“Reconhecemos que Jesus traz uma mensagem de salvação que ninguém mais pode nos dar? Sentimos que, de algum modo, também somos pobres, prisioneiros, cegos e oprimidos, necessitados de sua graça?”

Ao concluir, o Santo Padre confiou todos à proteção de Nossa Senhora, pedindo sua intercessão para que possam redescobrir Jesus e sua mensagem de salvação.

Fonte: A12
Imagem: Vatican News