Formação

Oração de Madre Teresa para antes de visitar um doente ou idoso

Oração de Madre Teresa para antes de visitar um doente ou idoso
Oração magnífica escrita por Madre Teresa, que via o próprio Cristo em cada pessoa que sofria
Os cristãos são chamados a ter compaixão para com os doentes. O próprio Cristo enviou seus discípulos para curar os doentes. Desta forma, “faz com que participem no seu ministério de compaixão e cura”, como explica o Catecismo da Igreja Católica.

Seguindo os discípulos, os cristãos também são convidados a cumprir esta missão. Como? «A Igreja recebeu do Senhor esta responsabilidade e procura cumpri-la tanto pelo cuidado que dá aos enfermos como pela oração de intercessão com que os acompanha», especifica o Catecismo .

Um convite ao qual foi difícil, senão impossível, responder totalmente devido às recentes restrições de saúde relacionadas à epidemia de Covid-19. As medidas drásticas tomadas em hospitais ou asilos não permitem cuidar, visitar, acompanhar parentes em sofrimento. Traumas consideráveis, que sublinham a importância da visita aos enfermos a que o Evangelho nos chama: “Estive doente e visitastes-me” ( Mt 25,36 ), diz Cristo com gratidão.

Porém, nem sempre sabemos como enfrentar essas frágeis existências. «Ir ao encontro do outro é entrar num processo de humildade e escuta», sublinha o Pe. Jean-Marie Onfray, chefe do Departamento de Saúde da Conferência dos Bispos da França.

Madre Teresa e os doentes
Nosso desejo de apaziguar o outro não deve nos fazer esquecer que, como Moisés diante da sarça ardente, devemos tirar as sandálias e respeitar o mistério do outro. Um processo de humildade e escuta do qual Santa Teresa de Calcutá oferece um exemplo vivo. Esta bela oração nos convida a entrar plenamente nesta atitude:

“Senhor, Médico Supremo que cura e restaura, ajoelho-me diante de vós, pois de vós vem todo o bem e toda graça.

Vós me escolhestes para vos servir, para vos aliviar e curar através dos mais pobres, atingidos e diminuídos no corpo, no coração e no espírito. Deixai-me totalmente ciente do meu privilégio de servir a vós.

Eu imploro, dai à minha mão a habilidade e ternura amorosa, à minha mente o insight, à minha boca as palavras suaves, ao meu olhar ternura e benevolência, e ao meu coração todo o amor que vós esperais.

Não olheis o tempo que vou passar sofrendo. Dai-me um compromisso sincero com o seu serviço e forças para assumir, por vossa causa, uma parte do fardo de meus irmãos sofredores.

Removei do meu coração todos os escrúpulos e todo o mundanismo para que, com a fé simples de uma criança, eu possa me apoiar em vós.”

Madre Teresa de Calcutá
Fonte: Aleteia