Formação

O mundo está explodindo. E nós, o que faremos?

Entenda a importância de rezarmos pela paz diante dos acontecimentos do mundo

Muitos podem se perguntar por que devem rezar. É fato que a oração não muda nada em Deus. Ele é Imenso, Todo-Poderoso, Todo-Misericordioso, continua sempre o mesmo. Mas nós, à medida em que rezamos, sentimos tudo se transformar em nossa vida, desde o mais íntimo do nosso coração. A mudança se faz, pois, uma pessoa que ora, transforma a si, aos outros e ao ambiente no qual está cumprindo sua missão.

O mundo está explodindo, queimando, movendo-se para todos os lados. Acompanhamos as notícias, lemos jornais, ouvimos rádio, assistimos televisão… E nós? O que estamos fazendo? Frequentemente, sentimo-nos impotentes diante de eventos trágicos que abalam o mundo e afetam as filhas e filhos de Deus.

Rezar incessantemente
É por isso que devemos rezar incessantemente por nossas intenções pessoais, pela nossa transformação interior para que esta se reflita em nosso exterior, em nossas atitudes e em meio à sociedade na qual vivemos. Devemos, também, rezar fervorosamente por todo o ambiente que nos circunda, por cada pessoa e situação, enfim, pela humanidade inteira.

Devemos, portanto, oferecer cada um destes eventos ao nosso Bom Senhor e a Ele elevar as nossas orações pela salvação do mundo, pela conversão dos pecadores e pela proteção das vítimas de cada uma dessas catástrofes.

Como nos fala São Tiago em sua carta: “A oração fervorosa de um justo possui um poder singular” (Tiago 5-16).

Os exemplos dos santos
Busquemos nos assemelhar aos santos. Como São Maximiliano Kolbe, que, durante a 2ª Guerra Mundial, ofereceu-se para trocar de lugar com um condenado, que era esposo e pai de família, sendo o sacerdote levado para o subterrâneo, onde incentivou constantemente os demais presos a seguir unidos em oração. Todos morreram e apenas ele ficou vivo. Ao final, aplicaram-lhe uma injeção letal que acabou com sua vida em 14 de agosto de 1941.

Podemos ainda nos inspirar na vida de cristãos dos nossos tempos que traduzem a sua vida de oração em ação, tais como a irmã Ann Rose Nu Tawng, uma freira católica, de Mianmar, que comseu testemunho de luta pelos direitos humanos (começando pela vida e pela liberdade) é um exemplo de coragem. O seu gesto de se colocar em frente aos policiais para impedir que eles matassem manifestantes, levou a religiosa para a lista das 100 mulheres mais influentes e inspiradoras do mundo no ano de 2021.

Essas pessoas não apenas tiveram suas vidas configuradas a Cristo pela vivência da Palavra de Deus, mas através de sua experiência com ela, fizeram e fazem toda a diferença na história. Doam-se diariamente para que esse mundo seja mais justo, solidário e pacífico.

Oração
É pensando nisso que a rede social de oração Hozana preparou uma comunidade de oração para que nos rezemos especialmente pelos mais diversos acontecimentos mundiais. Não somos impotentes! A oração é uma arma poderosa! Clique aqui para unir-se a esta corrente de oração.

A oração também pode nos levar a ação, a tomar alguma atitude diante desse cenário mundial. São João Paulo II acreditava firmemente na paz e rezava diariamente para que Deus intervisse diante dos conflitos.

Em sua mensagem para o Dia Mundial da Paz de 1978, ele escreveu: “Encontramos quase em cada página do Evangelho e da história da Igreja, um espírito, o espírito do amor fraternal, que educa vigorosamente para a paz; encontramos, nos dons do Espírito Santo e nos Sacramentos, uma força alimentada na fonte divina; encontramos, em Cristo, uma esperança: Os fracassos não hão de tornar vã a obra da paz, mesmo se os resultados imediatos se apresentam frágeis, mesmo se nós somos perseguidos por causa do nosso testemunho em favor da paz. Cristo Salvador associa à sua sorte todos aqueles que trabalham com amor pela paz.”

Rezar pela paz
João Paulo II incentivava os cristãos a rezar diariamente pela paz, concluindo sua mensagem com uma oração poderosa, pedindo aos cristãos que escolhessem a paz e a difundissem por todas as partes do mundo. Que, fortalecidos por esta oração, possamos, no nosso dia a dia, ser agentes da cultura do Evangelho que é a do amor, da paz, do diálogo e da unidade:

“A paz é obra nossa, que exige a nossa ação corajosa e solidária. Mas ela é inseparavelmente e primeiramente um dom de Deus: ela requer a nossa oração. Os cristãos devem estar no primeiro plano dos que rezam todos os dias pela paz; e devem educar também a rezar pela paz. E por fim, hão-de querer de bom grado rezar com Maria, Rainha da paz. A todos, cristãos, crentes em Deus e homens de boa vontade, eu digo: não tenhais medo de apostar na paz, de educar para a paz. A aspiração à paz não será desiludida para sempre. O trabalho em prol da paz, inspirado pela caridade que não passa, produzirá os seus frutos. A paz será a última palavra da História.”

Fonte: Aleteia