O Papa Francisco baseou o seu ensinamento na pergunta que Jesus fez aos seus discípulos: “Para vós, quem sou eu?”
“Para conhecer o Senhor, não basta saber algo sobre Ele, mas é preciso segui-lo, deixar-nos tocar e transformar pelo seu Evangelho”, explicou o Papa Francisco durante a sua meditação de 15 de setembro de 2024, durante o Ângelus pronunciado da janela do Palácio Apostólico do Vaticano. Dois dias depois de retornar de sua viagem pela Ásia e Oceania, o pontífice argentino de 87 anos apareceu em boa forma diante dos fiéis reunidos na Praça de São Pedro.
O Papa Francisco deu um ensinamento baseado na pergunta “Para vós, quem sou eu?”, feita por Jesus aos seus discípulos, segundo a história do Evangelho de Marcos. “Pedro responde perfeitamente, dizendo a Jesus que ele é o Cristo. Mas, ao rejeitar a perspectiva da sua passagem na cruz, ele testemunha uma mentalidade demasiado humana, “que imagina um Messias forte e vitorioso, que não pode sofrer nem morrer”, observou o pontífice.
Pedro “ainda deve mudar a sua mentalidade, deve ainda converter-se”, explicou Francisco, convidando todos a questionar os seus próprios preconceitos.
“Também aprendemos algo sobre Deus, conhecemos a doutrina, recitamos corretamente as orações e, talvez, à pergunta ‘quem é Jesus para você?’, respondemos bem, com uma fórmula que aprendemos no catecismo. Mas temos certeza de que isso realmente significa conhecer Jesus?”, perguntou ele.
“Tudo muda se você realmente conhece Jesus!”, disse o Papa Francisco. Este encontro “muda a sua maneira de ser, a sua maneira de pensar, as relações que você tem com os seus irmãos e irmãs, a sua disponibilidade para acolher e perdoar, as escolhas que você faz na vida”, insistiu.
O chefe da Igreja Católica citou as cartas do cativeiro do teólogo e pastor luterano Dietrich Bonhoeffer (1906-1945), vítima do nazismo, que escreveu: “O problema que nunca me deixa sozinho é o de saber o que realmente é o cristianismo. para nós hoje, ou mesmo quem é Cristo.”
Portanto, rejeitando a armadilha de uma vida “tranquila”, o Papa Francisco lançou este convite à introspecção: “Deixo-me perturbar, pergunto-me quem é Jesus para mim e que lugar Ele ocupa na minha vida?” todos se inspirem na Virgem Maria, “que deixou Deus atrapalhar seus planos e seguiu Jesus até a cruz”.
Fonte: Aleteia
Imagem: Andreas Solaro/AFP