Formação • Notícias

Na Ascensão, Jesus sobe e o diabo desce

Várias tradições que cercam a solenidade da Ascensão apresentam Jesus subindo ao céu, enquanto o diabo desce, intimidado e derrotado.

Ao longo dos séculos, muitos costumes e tradições locais relacionados com a Ascensão incluíram um contraste entre Jesus e Satanás.

Embora a Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa sejam geralmente considerados os dias em que Satanás foi derrotado, também se acreditava que a solenidade da Ascensão era um dia em que o diabo se encolheu em derrota.

A Ascensão é um dia em que a Igreja recorda o corpo glorificado de Jesus subindo ao Céu num ato que destaca a vitória definitiva de Jesus sobre o pecado e a morte.

A Enciclopédia Católica explica que algumas tradições locais tentaram representar visualmente esta ação vitoriosa:
(Daniel) Rock reflete o costume inglês de levar à frente da procissão o estandarte com o desenho do leão e aos pés o estandarte do dragão para simbolizar o triunfo de Cristo em sua Ascensão sobre o maligno. Em algumas igrejas, a cena da Ascensão foi vividamente reproduzida elevando-se a figura de Cristo acima do altar através de uma abertura no telhado da igreja.

Além do mais, algumas pinturas até o representavam, como “a figura de Cristo foi feita subir, a do diabo foi feita descer”.

Vitória de Cristo
No livro Mistérios Antigos do século 19, alguns antecedentes desse costume e sua possível origem são descritos:

A Lenda Áurea diz que carregar bandeiras com a cruz nos dias de Oração é representar a vitória de Cristo em sua Ressurreição e Ascensão, que as pessoas seguiram a cruz e as bandeiras, como Cristo foi seguido quando subiu ao céu com uma grande presa . e que em algumas igrejas, especialmente na França, era costume carregar um dragão com uma longa cauda cheia de palha… entendia-se que nos primeiros dois dias o diabo reinava no mundo, mas que no terceiro dia ele foi despojado de seu reino.

Uma passagem do Novo Testamento que tem um sentido semelhante é encontrada na carta de São Paulo aos Coríntios:

“Pois é necessário que esta natureza corruptível se revista do incorruptível, e que esta natureza mortal se revista da imortalidade. Quando o corruptível se revestir do incorruptível e o mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá o que está escrito:
‘A morte é devorada pela vitória
Ó morte, onde está a sua vitória?
Ó morte, onde está o seu aguilhão?’
O aguilhão da morte é o pecado, e o poder do pecado é a lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”
1 Coríntios 15, 53-57

A Ascensão continua a ser um festival vitorioso que nos diz o que está por vir no futuro.

Fonte: Aleteia
Imagem: Renata Sedmakova | Obturador