Formação

Mês do Dízimo

VOCÊ SABIA? LEIA AQUI, CONHEÇA, PARTICIPE.
“Meus irmãos, venho agora falar-lhes da alegria que é ser dizimista, que é contribuir para o desenvolvimento da missão que Deus confiou à Igreja. Com o compromisso do dízimo me sinto mais próximo da Igreja e de Cristo. Considero o dízimo como uma forma belíssima de exercitar a fé cristã, o desapego e a gratuidade no servir” . 
Daniel Botelho Rabelo (Membro da Comissão do Dízimo para a Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança)
 
POR QUE SER DIZIMISTA? 
 
PORQUE SER DIZIMISTA É:
Expressar sua gratidão a Deus e seu amor ao Cristo colocando mensalmente parte dos frutos de seu trabalho à disposição da Igreja.
Acreditar na missão evangelizadora da Igreja e colaborar com ela em seu trabalho junto aos mais necessitados. 
Se tornar parte ativa e responsável da Igreja sabendo que, para realizar seu papel no mundo, a Igreja precisa de recursos materiais arrecadados através da colaboração livre de cada católico. 

A IGREJA ESTABELECE UMA QUANTIA DETERMINADA PARA O DIZIMO?
A igreja, conforme ensina a Palavra de Deus, afirma que “Os fiéis têm obrigação de socorrer às necessidades da Igreja” (Codigo de direito Canonico – CDC). A Igreja católica, porém, no respeito da liberdade pessoal, não estabelece quantia determinada para o dízimo. Cada fiel, conforme o seu coração e as suas condições financeiras, deve discernir o quanto deve dar e como deve dar, 10%, ou menos ou mais. São Paulo diz: “Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento” (2 Cor 9,7)

DÍZIMO E OFERTA SÃO A MESMA COISAS?

Não. A oferta é uma doação espontânea, que você faz quando quiser. Já o dízimo, mesmo sendo livre no que se refere à quantia, é um compromisso mensal para ajudar a sua paróquia a planejar seus recursos econômicos a fim de que “ela possa dispor do que é necessário para o culto divino, para as obras de apostolado e de caridade e para o honesto sustento dos ministros”(CDC, canôn 222).
Cada paróquia, por sua parte, compartilha parte de seu dizimo com a Arquidiocese para o desenvolvimento de suas atividades pastorais, administrativas e caritativas.

O QUE TENHO QUE FAZER PARA ME TORNAR DIZIMISTA?
Cada paróquia tem a sua Pastoral do dízimo organizada. Se você sentiu em seu coração a vontade de se tornar um dizimista, preencha a ficha de inscrição que pode obter com os ministros do dízimo de sua capela ou na secretaria da paróquia. Logo entraremos em contato. Obrigado!