Liturgia Diária

LITURGIA DO DIA 29 DE JULHO DE 2021

QUINTA-FEIRA DA 17ª SEMANA DO TEMPO COMUM – SANTOS MARTA, MARIA E LÁZARO – DISCÍPULOS DE JESUS
(branco, pref. comum ou dos santos, – ofício da memória)

Antífona de entrada
Jesus entrou numa aldeia e uma mulher chamada Marta o recebeu em sua casa.

Primeira Leitura: 1 João 4,7-16
Leitura da primeira carta de São João – 7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor. 9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados. 11Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós. 13A prova de que permanecemos com ele e ele conosco é que ele nos deu o seu Espírito. 14E nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou o seu Filho como salvador do mundo. 15Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele e ele com Deus. 16E nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor permanece com Deus, e Deus permanece com ele. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 33(34)
Resposta: Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!
1. Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, / seu louvor estará sempre em minha boca. / Minha alma se gloria no Senhor; / que ouçam os humildes e se alegrem! – R.
2. Comigo engrandecei ao Senhor Deus, / exaltemos todos juntos o seu nome! / Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu / e de todos os temores me livrou. – R.
3. Contemplai a sua face e alegrai-vos, / e vosso rosto não se cubra de vergonha! / Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido, / e o Senhor o libertou de toda angústia. – R.
4. O anjo do Senhor vem acampar / ao redor dos que o temem e os salva. / Provai e vede quão suave é o Senhor! / Feliz o homem que tem nele o seu refúgio! – R.
5. Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, / porque nada faltará aos que o temem. / Os ricos empobrecem, passam fome, / mas aos que buscam o Senhor não falta nada. – R.

Aclamação ao Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue / não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12). – R.

Evangelho: João 11,19-27
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, 19muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. 21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas, mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele to concederá”. 23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”. 25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais. Crês isto?” 27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”. – Palavra da salvação.

Liturgia comentada
Eu sou a ressurreição! (Jo 11,19-27)
Lázaro morreu. Faz três dias inteiros. O evangelista deixa claro que Jesus esperou “de propósito” (cf. Jo 11,4) que seu amigo morresse antes de se dirigir para Betânia. O Mestre pretendia ensinar a mais importante de suas lições…
É no diálogo com Marta que a lição se desenvolve. Depois de ouvir a lamentação de Marta – “se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido!” -, Jesus se apresenta? “Eu sou a ressurreição e a vida. Crês nisso?”
Estamos diante do ponto focal da doutrina cristã: a ressurreição de Jesus Cristo. O apóstolo Paulo não hesitou em afirmar: “Se Cristo não ressuscitou, a vossa fé não tem nenhum valor, e ainda estais nos vossos pecados” (1Cor 15,17)
A pergunta de Jesus devia merecer de todos nós uma resposta firme e categórica: “Sim! Eu Creio!” Nem sempre é assim…
Como comenta Louis Bouyer, “na situação paradoxal da alma de Marta que São João nos mostra, existe um ensinamento que é preciso trazer à luz. Frequentemente veem-se cristãos muito sinceros, muito íntegros, cuja fé é robusta, até muito pura, pois ela se mantém intacta nas trevas, mas é justamente deficiente por este lado: eles creem na luz, mas do mesmo modo como creriam na existência de um mundo ao qual jamais terão acesso, ou que eles pensam visitar somente em um tempo tão distante, que lhes aparece como irreal.”
Quando Jesus diz a Marta: “Teu irmão ressuscitará”, ela arremessa para o último dia toda esperança de ressurreição. Tal como os cristãos que manifestam uma firme certeza do mundo invisível, mas afastada deles, como se o mundo histórico que os envolve não pudesse ceder espaço ao outro mundo. É como se dissessem: “Deus pode tudo; Deus pode agir agora… mas não agirá…”
Louis Bouyer continua: “Eles podem crer de modo inabalável no mundo invisível; de fato, eles o representam como paralelo ao mundo visível, sem jamais se encontrar com ele. Eles têm a fé, uma fé enraizada profundamente, mas que jamais brota acima da raiz, a tal ponto está separada da esperança”.
Marta e Maria terão a “prova” daquilo que Jesus afirma sobre si mesmo: ser Ele a ressurreição e a vida. Até mesmo o defunto – o irmão Lázaro – terá a mesma comprovação. Das sombras do Xeol, ele ouvirá a voz forte que lhe diz: “Sai para fora!”
É a mesma voz que, hoje, séculos depois, nos convoca a sair da fé inativa, da fé acomodada, e começar desde já uma vida ressuscitada no Cristo Senhor.
Orai sem cessar: “Senhor, tu tornarás a dar-me a vida!” (Sl 71,20)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.