Liturgia Diária

LITURGIA DO DIA 27 DE ABRIL DE 2024

SÁBADO DA 4ª SEMANA DA PÁSCOA
(branco – ofício do dia)
Antífona da entrada
Povo adquirido por Deus, anunciai os grandes feitos daquele que vos chamou das trevas à sua luz maravilhosa, aleluia (1Pd 2,9).
Primeira Leitura: Atos 13,44-52
Leitura dos Atos dos Apóstolos – 44No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a Palavra de Deus. 45Ao verem aquela multidão, os judeus ficaram cheios de inveja e, com blasfêmias, opunham-se ao que Paulo dizia. 46Então, com muita coragem, Paulo e Barnabé declararam: “Era preciso anunciar a Palavra de Deus primeiro a vós. Mas, como a rejeitais e vos considerais indignos da vida eterna, sabei que nos vamos dirigir aos pagãos. 47Porque esta é a ordem que o Senhor nos deu: ‘Eu te coloquei como luz para as nações, para que leves a salvação até os confins da terra’”. 48Os pagãos ficaram muito contentes quando ouviram isso e glorificavam a Palavra do Senhor. Todos os que eram destinados à vida eterna abraçaram a fé. 49Desse modo, a Palavra do Senhor espalhava-se por toda a região. 50Mas os judeus instigaram as mulheres ricas e religiosas, assim como os homens influentes da cidade, provocaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé e expulsaram-nos do seu território. 51Então os apóstolos sacudiram contra eles a poeira dos pés e foram para a cidade de Icônio. 52Os discípulos, porém, ficaram cheios de alegria e do Espírito Santo. – Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial: 97(98)
Resposta: Os confins do universo contemplaram / a salvação do nosso Deus.
1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / porque ele fez prodígios! / Sua mão e o seu braço forte e santo / alcançaram-lhe a vitória. – R.
2. O Senhor fez conhecer a salvação, / e às nações, sua justiça; / recordou o seu amor sempre fiel / pela casa de Israel. – R.
3. Os confins do universo contemplaram / a salvação do nosso Deus. / Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, / alegrai-vos e exultai! – R.
Aclamação ao Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Se guardais minha Palavra, diz Jesus, / realmente vós sereis os meus discípulos (Jo 8,31s). – R.
Evangelho: João 14,7-14
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me, eu estou no Pai, e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa dessas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço e fará ainda maiores do que estas, pois eu vou para o Pai; 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”. – Palavra da salvação.
Liturgia comentada
Isso nos basta… (Jo 14,7-14)
O coração humano é realmente um poço sem fundo. Ao longo de seu itinerário na terra, o homem procura preencher o íntimo vazio. Há quem veja no dinheiro o pão para matar sua fome. Muitos o procuram no poder. Outros no prazer. Outros, ainda, em trabalhos e atividades.
Naturalmente, será apenas questão de tempo a decepção, pois a sede humana é muito mais profunda. Por isso mesmo, neste Evangelho, chega a ser comovente a declaração do apóstolo Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta!”
Esta percepção está base das grandes conversões. Desde Agostinho de Hipona até Charles de Foucauld, desde Théodore Ratisbonne até Edith Stein, suas vidas foram catapultadas com a iluminação esmagadora de que somente um mergulho em Deus poderia dar sentido pleno às suas vidas.
A mística espanhola resumiria tudo em uma única frase: “Solo Dios basta”… Em seu breve poema, Teresa de Ávila canta:
“Nada te turbe,
nada te espante,
todo se passa,
Dios no se muda,
la paciencia todo alcanza;
quien a Dios tiene nada le falta,
solo Dios basta.”
Os outros atalhos decepcionam exatamente por seu lado efêmero, sua falta de estabilidade. O dinheiro se desvaloriza, o amado trai, o poder escorre pelos vãos dos dedos, um técnico mais atualizado toma nosso emprego. Tudo aquilo que parecia confiável revela-se um castelo de cartas ao inexorável sopro do tempo.
Filipe e Tiago, ainda na madrugada do cristianismo, intuíram a verdade fundamental para a criatura humana: sua relação com o Criador. Os apóstolos passaram a ansiar pela visão que percebiam em seu Mestre: a luminosa Face do Pai.
Ligue a TV. Veja suas ofertas. De que falam elas? Dinheiro e poder, sucesso e prazer. Desligue a TV. Dobre seus joelhos. O Pai está ao seu alcance.
Orai sem cessar: “Senhor, tua bondade dura para sempre…” (Sl 138,8)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.