Liturgia Diária

LITURGIA DE 06 DE ABRIL DE 2021

LITURGIA DE 06 DE ABRIL DE 2021

TERÇA FEIRA – OITAVA DA PÁSCOA
(branco, glória, prefácio da páscoa I- ofício próprio)

Antífona da entrada

– Deu-lhes a água da sabedoria, tornou-se a sua força, e não vacilam; vai exaltá-los para sempre, aleluia! (Eclo 15,3)

Oração do dia

– Ó Deus, que nos concedestes a salvação pascal, acompanhai o vosso povo com vossos dons celestes, para que, tendo conseguido a verdadeira liberdade, possa um dia alegrar-se no céu, como exulta agora na terra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: At 2, 36-41

– Leitura dos Atos dos Apóstolos – No dia de Pentecostes, Pedro disse aos judeus: 36“Que todo povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes”. 37Quando ouviram isso, eles ficaram com o coração aflito, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que devemos fazer?” 38Pedro respondeu: “Convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo. 39Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si”. 40Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho, e os exortava, dizendo: “Salvai-vos dessa gente corrompida!” 41Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo. Naquele dia, mais ou menos três mil pessoas se uniram a eles.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 33, 4-5.18-19.20.22 (R: 5b)

– Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.
R: Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.

– Reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.
R: Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.

– Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.
R: Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.

– No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!
R: Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.

Aclamação ao santo Evangelho.

Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.

– Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos!
(Sl 117, 24).

Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho de Jesus Cristo, segundo João: Jo 20,11-18

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
– Glória a vós, Senhor!

– Naquele tempo, 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu:” Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”. 16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto de meu Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

– Palavra da salvação.
– Glória a vós, Senhor!

Liturgia comentada

Mulher, por que choras? (Jo 20,11-18)

Diante da figura de Maria de Mágdala a chorar junto ao sepulcro de Jesus, logo vem à nossa mente a imagem da amada do Cântico dos Cânticos, que buscava insone pelo Amado: “Sobre meu leito, ao longo da noite, procuro aquele que eu amo. Eu procuro, não o encontro. Tenho de levantar-me, dar a volta pela cidade; nas ruas, nas praças, procurar aquele que eu amo”. (Ct 3,1-2.)

Só que, no caso de Maria, já não há razões para chorar a morte de seu amado… Jesus ressuscitou! Mergulhada no sofrimento, sufocada pela dor, ela permanece olhando na direção errada: ainda tem os olhos fixos no túmulo abandonado, enquanto o Mestre amado está bem próximo, logo às suas costas. Jesus lhe dirige a palavra, e Maria imagina falar com o jardineiro.

Até que Jesus a chama pelo nome: “Mariâm”. E no mesmo idioma ela responde: “Rabbúni”, uma forma afetiva de Rabi, indicando uma espécie de posse: meu Mestre… Teria ela identificado, ao mesmo tempo, a voz de Jesus, inconfundível, e certa entonação personalizada de seu próprio nome: “Ninguém me chama desse jeito, a não ser Jesus!”

Feliz, bem-aventurada Maria de Mágdala, outrora pasto dos demônios, hoje discípula predileta! Feliz de todo aquele que ouve seu nome pronunciado amorosamente por Jesus! Feliz de quem chorava pelo Senhor e acabou consolado! Feliz daquele que pode testemunhar a Ressurreição!

Saltando de um extremo emocional ao polo oposto, o movimento natural de Maria Madalena é agarrar-se a Jesus, retê-lo junto a si, como posse pessoal. Gozar da incomparável alegria de sua intimidade. Mas Jesus a surpreende com uma missão, ainda nos albores de um novo amanhecer: “Vai ter com os meus irmãos…” E ela parte para anunciar: “Eu vi o Senhor, e eis o que ele me disse”.

A mulher que antes chorava sua perda pessoal é, agora, uma voz para testemunhar a vitória de Cristo sobre a morte. E ainda que o testemunho de uma mulher não convença de imediato os discípulos medrosos e desanimados, Madalena é a imagem da nova Mulher, remida e projetada na estrada do Evangelho. Daí em diante, por toda a História da Igreja, as mulheres cristãs assumirão na sociedade iniciativas e responsabilidades que o mundo pagão praticamente desconhecia.

Como tenho vivido a minha vida pessoal? Continuo chorando rios de lágrimas, fechado em minhas próprias dores, lamentando meus fracassos, quando o Senhor tem uma missão pessoal para mim?

Orai sem cessar: “Encontrei aquele que meu coração ama.” (Ct 3,4.)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
[email protected]