Formação • Notícias

FRATERNIDADE QUE LIBERTA

“FRATERNIDADE QUE LIBERTA”: este foi o tema da Roda de Conversa organizada pela Paróquia São Sebastião, que teve como gesto concreto a campanha de arrecadação de material de higiene pessoal para as mulheres assistidas pela Pastoral Carcerária da Arquidiocese.

Nádia Dulce e Paulo Mendes foram os convidados como facilitadores do aprofundamento do Texto Base da CF-2024. Com imagens eloquentes criadas por Paulo, Nádia partiu da sua experiência com uma comunidade de 30 famílias venezuelanas que migraram para o Brasil. “O outro é alguém para se acolher, conhecer e apreciar”, disse.

Ela acompanha um grupo de crianças que fala 19 dialetos diferentes e não conhecem nem o espanhol nem o português. Nádia ajudou a focalizar o fato de que a Amizade é uma experiência humana universal e, para, nós cristãos, a responsabilidade nesse nível é maior porque “somos todos irmãos”. Muitas foram as pistas para um compromisso maior pessoal e comunitário. A chave de leitura, figurada num laço, é que a pessoa é sempre um presente. A embalagem pode permanecer bonita e fechada ou ser aberta pra doar o mistério que traz consigo. O convite é superar as diferenças e cuidar uns dos outros porque “afeto e compaixão, a gente entende”.