Notícias

Encontro Mundial das Universidades Católicas

Dom Mol fala sobre ensino religioso e Encontro Mundial das Universidades Católicas na 50ª AG

 

Dom Joaquim Geovani Mol Guimarães, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal para a Educação e Cultura da CNBB falou, durante a primeira coletiva de imprensa da 50ª Assembleia Geral dos Bispos (50ª AG), sobre a preparação do Encontro Mundial das Universidades Católicas, que será realizado em Belo Horizonte em julho de 2013, na PUC Minas e sobre o ensino religioso nas escolas públicas do país. Dom Mol é reitor da PUC Minas.

Questionado quanto à lei que torna obrigatório o ensino religioso nas escolas públicas do Brasil, o bispo explicou o mecanismo da lei, que não se aplica apenas à religião católica. “O aluno em uma sociedade plural, como a nossa, tem direito de ter conhecimentos sobre a sua própria religião, dentro da escola. Quem é católico, conhecimentos da religião católica, quem é evangélico, conhecimentos da religião evangélica, e assim por diante”, esclareceu.

Sobre o Encontro Mundial das Universidades Católicas, disse que a intenção é reunir cerca de 5 mil pessoas entre dirigentes, professores e estudantes. “Esse será um encontro de preparação para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro”.

Dom Mol explicou que esse evento está sendo preparado junto com a Associação Nacional de Educação Católica. “A finalidade é refletir sobre esses novos tempos que estamos vivendo e qual o sentido que podemos dar a essa nova realidade”.

A intenção do Encontro Mundial é reunir universidades católicas dos cinco continentes.