Formação • Notícias

Como vou amar meu inimigo?

Como vou amar meu inimigo, se amar as pessoas que me são próximas já não é fácil? Esse é o desafio do Evangelho e o que caracteriza os filhos e filhas de Deus.

“Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo! Ora, eu vos digo: Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem!”

O que Jesus pede é muito difícil. Muita gente esquece que é cristão na hora da raiva. É uma realidade que precisamos ser treinados pelo exercício do perdão. Não estamos prontos para amar os nossos inimigos, e é por isso que aprendemos de Deus como fazê-lo.

Jesus é o nosso exemplo e motivação para agir diferente diante dos conflitos. Na passagem anterior, já fomos convidados a dar o passo do perdão para não chegarmos ao extremo da vingança e da morte. Agora, Jesus nos mostra um caminho ainda mais perfeito: o amor.

Não é uma questão de perdoar e me deixe em paz. É reconciliação. É fazer do inimigo um amado, ainda que somente dentro de nós. Ainda que ele permaneça a nos oferecer sofrimento e dor. “Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que fazem” (cf. Lc 23,34).

Somos capazes de amar como Ele ama
Com Jesus nos concedendo Seu Espírito Santo, somos capazes de amar como Ele ama, a começar pelas pessoas mais próximas a nós, ou as que, pelo menos, deveriam ser: nossa família. Temos, muitas vezes, na família, pessoas que, por diversos motivos, acabam por agir como nossos inimigos. Vamos começar por eles! Amando-os!

Não é falsidade, não é fingimento, não é ficar dizendo palavras doces sem, na verdade, querer dizê-las. É um amor efetivo, direto, verdadeiro. De quem está fazendo o bem a uma pessoa que não merece e que não vai lhe agradecer. É fazer o bem para alguém que lhe faz o mal, porque acreditamos que esse remédio de Deus vai funcionar.

Então, sua promessa se cumprirá em mim: “Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, pois ele faz nascer o sol sobre os maus e bons e faz cair a chuva sobre os justos e injustos.”

Leia o trecho em Mt 5,43-48
Promessas
Mt 5,45
“Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus; pois ele faz nascer o sol sobre os maus e bons e faz cair a chuva sobre os justos e injustos.”

Ordens
Mt 5,43-44.48
“Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo! Ora, eu vos digo: Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem!”
“Sede, portanto, perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.”

Anote, em seu diário, qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem.

Como posso pôr isso em prática?
Orar pelos que me perseguem.

Fonte: Canção Nova
Imagem: Deagreez / GettyImagens