Formação • Notícias

Como Jesus nos ajuda depois da Ascensão?

A partir deste momento, a sua presença e ação não se limitarão a um único lugar.

O Evangelho de Lucas narra a despedida de Jesus aos seus discípulos antes de sua ascensão. No entanto, esta despedida é apenas aparente.

Os discípulos entendem isso porque reagem com alegria e louvor a Deus. Jesus está sempre com seus discípulos.

Além disso, a partir deste momento a sua presença e ação não se limitarão a um único local. Jesus está conosco, seus discípulos, onde quer que estejamos, em todo o mundo.
Como Jesus está conosco agora? Como isso funciona?

Jesus está na Bíblia
“Está escrito que o Messias teve que sofrer e ressuscitaria dos mortos no terceiro dia.”

Jesus se refere às Escrituras, a Palavra de Deus. São as Escrituras que falam da sua paixão e ressurreição.

Jesus está presente na Palavra de Deus. Lá podemos encontrá-Lo, porque Ele é a Palavra.

Bento XVI diz que cada um de nós é capaz de escutar a Palavra de Deus e responder-lhe (exortação Verbum Domini , 22).

Jesus está no perdão, no amor
“…em seu nome deveria ser pregada […] a necessidade de recorrer a Deus para o perdão dos pecados.”

Jesus traz perdão dos pecados a todos. Ele quer nos perdoar e quer que sejamos felizes e livres do pecado.

Desta forma, Jesus está presente e atua hoje de forma muito concreta em nossas vidas, se quisermos.

“Espere aqui que a promessa do meu Pai se cumpra… “.

A promessa do Pai é o Espírito Santo. Jesus também chama isso de poder do alto.

O próprio Jesus experimentou o poder do Espírito Santo na sua missão e antes da sua ascensão ele nos prometeu isso.

O Espírito Santo capacita os crentes e transforma seus corações. Diz-lhes como viver em amizade com Jesus e como pregá-lo aos outros.

“[Jesus] levantou as mãos e os abençoou.”

Jesus abençoou seus discípulos antes de sua ascensão. Esta bênção lhes dá alegria. A bênção de Jesus é para todos os que creram, para todos os tempos. Posso pedir a bênção de Jesus e ter certeza de que a receberei.

Um rastro… onde posso encontrá-lo hoje?
A tradição de Jerusalém diz que Jesus, ao subir ao céu, deixou uma pegada numa rocha.

No Monte das Oliveiras, em Jerusalém, uma pequena capela esconde uma pedra com uma pegada.

Lembra-nos que Jesus está perto de nós, que está presente e ativo. Como encontro hoje Jesus ressuscitado? Que sinais de Sua presença são especialmente importantes para mim?

Fonte: Aleteia
Imagem: Shutterstock | Paulo Shuang