CNBB publica o livro O Dom do Celibato na vida e na missão da Igreja
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou o livro O Dom do Celibato na vida e na missão da Igreja. Organizado pelo padre Luís Henrique Eloy e Silva, a publicação apresenta o conjunto de palestras realizadas durante o simpósio O dom do Celibato na vida e na missão da Igreja.
O simpósio, que contou com a presença do cardeal William Joseph Levada, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, reuniu padres, bispos e religiosos na PUC Minas, de 21 a 23 de novembro de 2011.
Informações sobre o livro:
A realização do Simpósio sobre O Dom do Celibato na vida e na missão da Igreja, no Auditório João Paulo II, na Pontifícia Universidade Católica de Minas, de 21 a 23 de novembro de 2011, especialmente enriquecido pela presença de Sua Eminência o Cardeal Joseph William Levada, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, foi uma resposta positiva e muito propícia à solicitação deste importantíssimo Dicastério da Cúria Romana.
Esta solicitação atendeu à importante demanda de oportunizar a retomada da doutrina da Igreja Católica sobre o Celibato como Dom na sua vida e na sua missão; uma resposta, de maneira discreta mas consistente, aos questionamentos postos a esta disciplina eclesiástica por uma abordagem aprofundada de sua compreensão num contexto contemporâneo de muitas relativizações impeditivas de se considerar, com a devida claridade, a vivência autêntica e comprometida desta experiência de consagração e de espiritualidade do mais alto nível.
As abordagens feitas no Simpósio, e aqui publicadas, retomaram a doutrina tradicional, antiga e sempre nova, seja do ponto de vista teológico e canônico, emoldurando outras abordagens que permitem constatar a luminosidade própria da experiência e vivência do Celibato como verdadeiro e fecundo Dom na vida e na missão da Igreja.
A riqueza do Dom do Celibato, riqueza que compõe também o acervo doutrinal inesgotável e de valor perene na vida e na missão da Igreja, foi abordada com a importância indispensável de se compreender e configurar um íter próprio para a formação inicial e permanente em vistas de sua vivência autêntica e como força contemporânea de testemunho.
A compreensão do Dom do Celibato, neste Simpósio, ousa mostrar, por meio de abordagens psicopedagógicas e pastorais, iluminadas por sua teologia própria, que o entendimento exato do celibato guarda nele mesmo uma grande força de sedução e atração no contexto contemporâneo. O íter pedagógico que se pode auferir das abordagens todas, além de ser uma tentativa de responder a uma demanda urgente em se considerando os processos formativos, revela que o Celibato como Dom precisa ser testemunhado e apresentado à sociedade contemporânea, aos jovens, especialmente, com propriedades singulares para se tornar força de promoção e atração vocacional. Ao contrário de considerações superficiais, que propalam um seu entendimento como possível empecilho para que seja abraçado. Por ser Dom, o celibato é força singular de sustento, atração e testemunho convicto para fecundar a vida e a missão da Igreja.
Que este entendimento e vivência fecundem os brotos de esperança para os frutos que a Igreja no seu caminho missionário precisa colher para bem realizar a tarefa que recebeu de Jesus, seu Senhor e Mestre: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações…” (Mt 28,19).
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte – MG
Fonte: Arquidiocese de Belo Horizonte