Notícias

Bento XVI dá exemplo de amor concreto

Porta-voz vaticano comenta seus encontros com pobres e crianças

 

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

ento XVI não prega o amor somente com seus escritos; ele o faz com gestos específicos, como os encontros com pessoas pobres e crianças, realizados durante as festas natalinas, constata o porta-voz vaticano.

 

O Pe. Federico Lombardi SJ, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, comentou, no editorial no semanário Octava Dies, produzido pelo Centro Televisivo Vaticano, o almoço oferecido pelo Papa, em 26 de dezembro, às pessoas assistidas por comunidades romanas das Missionárias da Caridade e a visita que realizou na véspera da Epifania às crianças internadas na Policlínica Gemelli de Roma.

 

"É um gesto pequeno, mas significa muito. Não é pura formalidade. É algo que pertence à essência da vida da Igreja e, portanto, também do serviço do Papa", disse o Pe. Lombardi.

 

"Deus é caridade. Deus é amor. É o título do primeiro grande escrito de Bento XVI. E, ao longo do caminho, Jesus frequentemente se inclinou diante dos pobres e doentes, acolheu e abraçou as crianças que encontrou em seu caminho", acrescentou o porta-voz.

 

"O Natal evoca espontaneamente a exigência da solidariedade; o Deus feito Menino nos ajuda a reconhecer sua imagem em cada criança, a acolher com carinho e respeito a vida que nasce e que, em sua fragilidade, precisa de cuidados e proteção."

 

"A mensagem é válida para cada dia do ano – considera Lombardi. A Igreja reza, escuta a Palavra e celebra a Eucaristia no encontro com Deus, mas vive de amor concreto e, neste amor, são privilegiados os pequenos e aqueles que humana e socialmente correm o risco de ser esquecidos. Naturalmente, também a forma do Papa passa por esta etapa em cada um dos seus tempos e em cada uma de suas peregrinações."

 

Fonte: www.zenit.org