Formação • Notícias

Aprenda a lidar com a saudade com alegria e gratidão

Uma mistura de alegria e tristeza é assim que se define a saudade! Alegria por ter vivido algo bom; e tristeza por estar privado dessa alegria no momento presente. Mas não é só isso, na gramática, saudade ainda é um substantivo abstrato, e tão abstrato que só existe na língua portuguesa. De origem latina, “saudade” é fruto da transformação da palavra solidão. E, quando se fala da nossa saudade, em termos brasileiros, é difícil traduzir esse sentimento intrinsecamente ligado à saúde mental porque tem a ver com vários fatores, inclusive a cultura, que traz em si uma explosão de sentidos.

Além disso, esse sentimento tão complexo e profundo, que descreve a sensação de falta e nostalgia, não se limita à lembrança afetuosa de pessoas, mas também de lugares, momentos ou experiências que estão distantes no tempo ou no espaço. “A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar”, afirma o poeta Rubem Alves. E, mesmo que a saudade, as vezes, “amargue que nem jiló”, como canta Luiz Gonzaga, ela também pode ser uma oportunidade para crescimento, resiliência emocional e um lembrete constante do valor das relações humanas em nossa vida, se soubermos lidar com ela de maneira saudável.

Isso envolve reconhecer a saudade, permitir-se senti-la; e, quando necessário, buscar apoio para enfrentá-la. Todo mundo sabe que lidar com esse sentimento não é fácil, especialmente quando se trata de perdas significativas, como a morte de um ente querido, por exemplo. Mas o equilíbrio entre lembranças afetuosas e a busca por viver com significado o momento presente pode ser o meio para termos uma “relação saudável” com a saudade, e também aprendermos lições significativas com ela.

Lembrar com alegria e gratidão
Eu, por exemplo, sinto saudades de várias coisas, inclusive de alguns lugares onde já morei, pessoas queridas que convivi e, hoje, estão distantes e outros que até já faleceram, como é o caso do meu pai. Mas sempre que a saudade aperta o coração, procuro fazer o exercício de recordar com gratidão do quanto foi bom ter vivido experiências tão boas e significavas nesses lugares e com essas pessoas. E, sendo assim, a dor da saudade dá lugar para a alegria da gratidão.

Eu sei que isso não é fácil, então, se você está buscando meios para aprender a lidar com a saudade, aceitação é a dica número um; e essa se divide em dois momentos.

O primeiro é aceitar a situação que provocou a saudade, que pode ter sido pela morte, uma viagem ou separação da pessoa amada. Negar um sentimento sempre provoca reações negativas. E, quando o assunto é saudade, negá-la pode provocar distúrbios emocionais como ansiedade e depressão.
O segundo ponto é compreender que existirão dias que a saudade vai bater mais forte, e isso é normal. Todos nós já sentimos saudade algum dia ou estamos sentindo agora; e saber que não estamos sozinhos traz conforto ao coração.

Ser acolhido pelo próximo
Buscar boas companhias também é uma dica importante para quem está procurando lidar com a saudade do jeito certo.

Somos seres “movidos ao amor” e, por isso, necessitamos conversar, abraçar, estar perto, ser ouvidos e demonstrar nossas emoções. Então, não pare na dor da ausência, não se isole, sempre que precisar saia do comodismo e procure pessoas queridas para falar sobre seus sentimentos. Nesse sentido, busque também oferecer ajuda a quem precisa e tente não ficar focado em sua dor. Sou testemunha de que o amor que nos cura é o amor que doamos, inclusive em situações em que achamos que não temos nada a oferecer.

De forma geral, se você deseja superar a saudade, busque boas companhias para conversas produtivas e momentos agradáveis, a vida tem mais sentido quando é compartilhada!

Aprendendo a lidar com sentimentos
Agora, se você percebe que, mesmo dando esses passos não está conseguindo lidar com a saudade de forma construtiva, que tal buscar a ajuda de um profissional?

A terapia pode lhe ajudar a refletir sobre a falta que você está sentindo, mas também lhe ajudará a conhecer-se melhor e a lidar de maneira mais consciente com seus sentimentos e pensamentos. Além de lhe ajudar a entender que sentimentos, de modo geral, fazem parte da vida e podem nos proporcionar benefícios, dependendo da forma como lidamos com eles.

Em todo caso, penso que a saudade não precisa ser apenas uma lembrança do passado, ela pode ser também uma inspiração para criar um presente mais significativo e um futuro cheio de esperança. Porque ela é um sinal de que amamos; e o amor é o que dá sentido a tudo que vivemos no passado e no presente, mas também nos enche de esperança em relação ao que pretendemos viver no futuro.

Fonte: Canção Nova
Imagem: Zero Creatives / GettyImagens / cancaonova.com