Notícias

A um dia do conclave

A um dia do conclave, cardeais participam de última reunião preparatória
Chaminé instalada no topo da Capela Sistina, onde cardeais do mundo todo se reúnem para escolher o novo papa, no Vaticano, soltará uma fumaça branca quando o nome do novo pontífice for escolhido.
 
A um dia do conclave que elegerá o sucessor de Bento 16, os cardeais da Igreja Católica voltaram a se reunir na manhã desta segunda-feira (11), no Vaticano, durante a décima e última congregação geral preparatória para a eleição do novo papa.
Os encontros servem como termômetro da receptividade aos mais cotados para ocupar o cargo mais alto da Igreja Católica. A eleição não tem candidaturas formais, mas os cardeais aproveitam o período de Sé Vacante para articular, nos bastidores, o apoio a seus preferidos antes de se trancarem na Capela Sistina.
E, além desta suposta "propaganda", os religiosos também aproveitam a reunião para discutir o futuro da igreja e o que se espera do próximo pontífice, que necessariamente inclui os escândalos sexuais que ganharam ainda mais evidência com o comunicado do cardeal escocês Keith O'Brien, acusado de "comportamento inadequado" nos anos 80, que admitiu que sua "conduta sexual ficou abaixo dos padrões" que se esperavam dele.
O vazamento de informações, conhecido como Vatileaks, também entrou na pauta do encontro. Embora os cardeais não terão acesso ao dossiê que investigou o vazamento de documentos da igreja, conforme determinado por Bento 16 antes de sua renúncia, os religiosos podem perguntar e debater sobre o tema.
O tema, porém, que tem predominado em todos os encontros é o perfil do sucessor de Bento 16. Sem fornecer detalhes, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, reitera que, guiados pelo Espírito Santo, os cardeais elegerão aquele que manterá a igreja unida. 
O conclave
O conclave terá início no dia 12 de março. Uma missa para eleger o novo papa ("Pro eligendo Romano Pontífice") será celebrada na Basílica de São Pedro na parte da manhã e os cardeais eleitores ingressarão na Capela Sistina à tarde. 
A escolha do novo pontífice será realizada por 115 cardeais –todos já estão no Vaticano, inclusive os cinco brasileiros que participarão da votação: dom Raymundo Damasceno Assis, 76; dom Odilo Scherer, 63; dom Geraldo Majella Agnelo, 79; dom Cláudio Hummes, 78; e dom João Braz de Aviz, 64.