Formação • Notícias

A missão de ser família nos dias atuais

“Então Paulo dirigiu-se para a casa de Maria, mãe de João, que tem por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e faziam orações” (At 12,12).
Este texto nos apresenta a realidade do início da Santa Igreja de Cristo: as celebrações aconteciam nas casas. Ainda não existiam igrejas/templos; apenas igrejas domésticas. Cada lar cristão, no início do cristianismo, era o local onde os cristãos se reuniam para celebrar e renovar a fé em Cristo.
O reunir-se nas casas para rezar era um gesto praticado por Jesus Cristo, como afirmam os Evangelhos (cf: Mt 9,10; 26,6; Mc 5,38; Lc 4,38; 7,44; 14,1; 19,5). Os apóstolos, com o Senhor Jesus, aprenderam que o lar – lugar de convivência – também é o lugar onde Deus está presente. Cada lar, quando há oração e diálogo é, por excelência, uma igreja doméstica (Exortação Apostólica Familiaris Consortio).
A missão das famílias nos dias atuais é não deixar de ser igreja doméstica; é não deixar de ser o alicerce da atual sociedade, que se renova a cada invenção tecnológica. Esta é, na atual conjuntura, uma desafiante missão, diante de inúmeros antivalores que ameaçam a sacralidade familiar.
Indiscutivelmente, a família – como escola de valores éticos e cristãos – está perdendo espaço na atual cultura pós-moderna. As famílias não estão blindadas contra mecanismos que ameaçam a santidade familiar, mas têm uma poderosa arma: a oração. O Papa São João Paulo II afirmou:
“Família que reza unida, permanece unida” (Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, n.41).
Ser família não é apenas dividir o mesmo lar; não é apenas uma convivência sanguínea: ser família é um ser responsável pelo outro. É compreender que o outro não é apenas um alguém; o outro que convive conosco, independentemente de quem seja, é imagem e semelhança de Deus.
Contemplar Deus no rosto daqueles que dividimos o mesmo lar também é oração que une e santifica as famílias. Que os nossos lares não sejam apenas moradias ou pousadas, mas igrejas domésticas! Eis a nobre e a difícil missão de ser família nos dias atuais!

Fonte: A12.com

Imagem: https: www.rs21.com.br