Formação • Notícias

A fé não remove as dores da vida, mas as torna frutuosas

O encontro com Cristo não tira o sofrimento, mas oferece uma fundação suficientemente grande para transformar uma perda numa poda
Não precisamos necessariamente do dom da fé para perceber como a vida por vezes faz cortes drásticos que nos marcam de forma indelével. A grande questão que devemos colocar-nos, contudo, é o peso que esses cortes têm na nossa existência. O Evangelho de João 15, 1-8 (íntegra abaixo) parece querer responder a esta questão:
Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará; e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto.
Jesus parece estar a dizer que não há maneira de evitar “os cortes”; a fé não é um amuleto da sorte que nos afasta das desgraças da vida.
A experiência da fé é poder experimentar “um corte” com um propósito maior: tornar-se mais frutuoso do que antes.
De fato, por vezes antes de algumas coisas nos acontecerem vivíamos pelas aparências, dando importância a coisas fúteis, mas depois de algumas experiências fortes e muitas vezes dramáticas deixamos de dar importância a certas coisas inúteis e começamos a viver para o que interessa.
Claro que isto não é um mecanismo automático: não basta sofrer um corte para dizer que isto traz melhorias.
Por vezes, certas coisas levam-nos a experimentar a verdadeira morte interior porque não temos uma razão real para viver. Encontrar Cristo é encontrar uma fundação suficientemente grande para transformar uma perda numa poda. Mas isto também é um dom, não uma técnica. E os dons podem ser pedidos e esperados com grande humildade.
Evangelho de João 15, 1-8
Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará; e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto. Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, como o ramo. Ele secará e hão de ajuntá-lo e lançá-lo ao fogo, e queimar-se-á. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, para que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

Fonte: Aleteia
Imagem: https://ciclovivo.com.br/