Formação • Notícias

8 atos de misericórdia para fazer todos os dias

Perdoar alguém é uma escolha ativa, que requer muita força de espírito
Às vezes parece que mais pessoas precisam de misericórdia, mais do que podemos oferecer – e não sabemos exatamente como mostrar misericórdia, por isso, apenas afundamos de novo em nossas vidas diárias.
Mas existem maneiras de ser misericordioso, pequenas maneiras, mas muito significativas. Tente experimentar estes 8 simples atos em seu cotidiano.
1. Perdoe-se
Por que o primeiro item na lista de misericórdia é para nós mesmos? É por que estamos mais propensos a perdoar os outros se nos perdoarmos – e mais propensos a nos perdoar se buscarmos o perdão de Deus quando precisamos dele.
Santa Teresa de Calcutá disse “nós esquecemos de que pertencemos uns aos outros”. Hoje, quando o mundo está na extrema necessidade de compaixão, misericórdia e esperança, podemos começar com nós mesmos, pedindo perdão a Deus. Então, podemos compartilhar essa misericórdia com a nossa família, nossos vizinhos e com o mundo.
2. Perdoe alguém
Praticar o perdão significa que este ato de misericórdia não será fácil. Se alguém estiver te irritando, pode ser quase reconfortante segurar a raiva e o ressentimento. Perdoar alguém é uma escolha ativa, que requer muita força de espírito.
Perdoar também pode ser um ato da vontade. Fazer a escolha de perdoar, mesmo quando você ainda está irritado, mostra a vontade de colocar-se de lado por amor ao outro. Temos de acreditar no rosto da misericórdia do Pai, e o rosto do Seu amor deve ser quase idêntico.
3. Ligue para alguém
É rápido digitar, mas os textos não possuem o que seus amigos e membros da família que estão longe muitas vezes precisam: a sua voz, a sua presença e toda a sua atenção. Tirar um tempo do seu dia é um pequeno sacrifício, mas fazer um sacrifício é um ato de misericórdia compassivo. Então, ligue para alguém – sua avó, um velho amigo, ou seu vizinho. Você interromper sua rotina habitual para incluí-los em seu dia vai expressar o que a misericórdia sempre faz: o seu amor.
4. Acolha alguém que tem dúvidas sobre a fé
Pessoas da fé católica muitas vezes encontram pessoas que têm dúvidas sobre o que a Igreja ensina.
Pesquisar meticulosamente o que nós mesmos somos incapazes de responder, a fim de explicar e tranquilizar, ou para encontrar e recomendar os melhores recursos. Aconselhar o cético é uma obra de misericórdia espiritual, e as obras de misericórdia espirituais ajudam a remover e amenizar a dor espiritual muito real na vida das pessoas.
5. Converse com outras pessoas
Como é fácil passar por pessoas que não conhecemos quando estamos em público. Mas podemos praticar a misericórdia simplesmente falando com eles. Diga oi para alguém que está sozinho depois da missa. Criar um mundo onde as pessoas são misericordiosas começa com a gente, com uma pessoa que nos mostra a misericórdia. Este pequeno esforço pode mudar o mundo.
6. Diga “eu te amo” quando você estiver chateado(a)
Podemos pensar em várias frases que são fáceis de dizer quando estamos chateados com alguém que amamos. “Eu te amo” não é um delas. Diga assim mesmo. O conflito é inevitável nas relações. Mas o próprio compromisso é misericordioso. Assim, nada expressa melhor o seu compromisso com o seu amado(a) do que a lembrança de que você o(a) ama – seja o pai, a criança, o marido, a esposa.
7. Seja gentil e seja exemplo para alguém
Seja gentil em cada palavra que você fala. Isso pode afetar aqueles que nos rodeiam de inúmeras maneiras. Eu vou sempre acreditar que a liderança servidora é a maneira que Deus nos chama para guiar aqueles que nos rodeiam. Suas ações de bondade e serviço podem ensiná-los a fazer o mesmo. Nós aprendemos observando os outros. Mostre bondade e misericórdia e veja o seu mundo mudar.
8. Faça algo “insignificante”
Às vezes a misericórdia está é naquilo que não nos preocupamos em fazer – coisas como fazer contato visual com o caixa, reconhecer um estranho, segurar a porta para a pessoa que vem atrás de nós. E por que não nos preocupamos em fazer estas coisas? Porque pensamos que elas não significam nada.
Assim, concentre-se em pequenas coisas que talvez não pareçam ter significado. Já se esforçou em simplesmente reconhecer a presença de alguém com um sorriso, especialmente quando é alguém que não nos faz sentir vontade de sorrir? Isso é misericórdia.

Fonte: Aleteia