Formação • Notícias

5 citações para purificar seu coração do que o machuca

A frase “purificar o coração” pode tomar muitas direções; e hoje, que tudo é permitido, vamos buscar os conselhos que a Bíblia dá para desintoxicar
Purificar é uma palavra ambígua quando se trata do coração. Nesta época em que as desintoxicações – procedimentos para eliminar toxinas do corpo – estão na moda, podemos concentrar-nos, antes, na alma para eliminar os elementos que a prejudicam.

A Bíblia e a purificação
A Palavra de Deus é viva e eficaz e sempre terá uma mensagem nova e pessoal. Portanto, para falar de purificação interna, nada mais preciso do que consultar a Sagrada Escritura:

1. Limpo de coração
No Evangelho de São Mateus, Jesus fala das bem-aventuranças para encorajar os ouvintes a confiar em Deus, independentemente das circunstâncias. E refere-se claramente àqueles de coração puro:
“Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.” ( Mt 5,8 )

2.Confie somente em Deus
Só Deus pode salvar, portanto, a promessa de salvação é para aqueles que rejeitam tudo o que os distancia do Senhor:
O homem de mãos inocentes
e coração puro,
que não confia nos ídolos
nem jura falsamente contra o próximo.
Ele receberá a bênção do Senhor,
o Deus da salvação lhe fará justiça. ( Sal 23, 4 )

3. Purificar corpo e espírito
São Paulo ama os coríntios e preocupa-se que eles continuem dignos das promessas que receberam, as mesmas que nos foram dadas desde o dia do nosso batismo:
“Já que temos estas promessas, queridos irmãos, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo ou o espírito, completando a obra da nossa santificação no temor de Deus”. ( 2 Cor 7, 1 )

4. Acredite e seja puro
A clareza com que fala São Paulo não deixa dúvidas: o pecado mancha e contamina, assim como a incredulidade:
“Tudo é puro para os puros. Porém, para os contaminados e para os incrédulos, nada é puro. Seu espírito e consciência estão manchados.” ( Tito 1,15 )

5. A pureza das crianças
Em diversas ocasiões, Jesus deu às crianças como exemplo pela sua inocência, humildade e confiança e, claro, pela pureza dos seus corações. Por isso, São Pedro faz esta analogia:
“Renunciem a todo mal e a todo engano, hipocrisia, inveja e todo tipo de calúnia. Como crianças recém-nascidas, desejem o leite puro da Palavra, que os fará crescer para a salvação, já que provaram o quão bom é o Senhor”. ( 1Ped 2, 1-3 )

Fonte: Aleteia
Imagem: nasaiadamae.wordpress.com