Formação • Notícias

15 fatos sobre o Papa Francisco em seu aniversário

Para celebrar essa data especial dos 87 anos, reunimos curiosidades marcantes sobre a história do Pontífice que tem encantado o mundo.

No último domingo (17), o Papa Francisco completou 87 anos de vida. Para celebrar essa data especial de aniversário, reunimos curiosidades marcantes sobre a história do pontífice que tem encantado o mundo com seu simples de ser e sua profundidade em ensinar o caminho para Cristo.

1 – A namorada da juventude
Antes de descobrir seu chamado a vida religiosa, Jorge Mario Bergoglio teve uma namorada em sua juventude. O casal gostava muito de dançar tango. O futuro Papa chegou a escrever até uma carta para sua amada pedindo mão dela em casamento. Ele fez quando tinha apenas 12 anos. Contudo, ela recusou a romântica proposta.

2 – Aniversário e ordenação de Papa Francisco
Francisco foi ordenado padre na semana do seu aniversário. Ele celebra o dom da vida em 17 de dezembro (tendo nascido em de 1936) e celebra sua ordenação em 13 de dezembro (que aconteceu em 1969).

3 – Sempre gostou de um vida simples
Jorge Mario Bergoglio era arcebispo de Buenos Aires, antes de ter sido escolhido para ser Papa. Ele era conhecido na cidade por causa da vida simples que levava. Inclusive, na época, recusou uma moradia em uma mansão da igreja para viver em um apartamento. Era ele também quem preparava sua própria comida.

4 – 27 horas para escolher o novo Papa
A eleição do Papa Francisco aconteceu em março de 2013 durante um conclave que durou 27 horas e quatro escrutínios.

5 – Só tem apenas um pulmão
Durante a adolescência, Jorge Mario Bergoglio passou por uma cirurgia delicada de retirada de um dos seus pulmões, devido a danos causados por uma infecção. Por isso, atualmente, o Papa tem apenas um pulmão e necessita de mais cuidados em relação à prevenção de problemas respiratórios.

6 – Dorme cedo e gosta de ler
Papa Francisco conta que tem um sono profundo e durante a noite ele costuma deitar e dormir sem demorar muito. Segundo o pontífice, seu sono dura seis horas. Ele costuma se deitar às nove horas, mas antes de dormir faz sua tradicional leitura noturna. “Quando meus olhos começam a lacrimejar, apago a luz e me levanto sozinho às quatro, é o relógio biológico”.

7 – Cochilo depois do almoço
O Santo Padre tem o costume de tirar uma “sesta” de 40 minutos após o almoço. Esse descanso é importante para seguir com suas atividades.

8 – Nada de televisão
O Papa não assiste televisão! “Não vejo televisão simplesmente porque em um momento senti que Deus me pediu isso. Em 16 de julho de 1990, fiz essa promessa, e não me faz falta”, afirmou Francisco durante uma entrevista ao Jornal El País.

9 – Primeira viagem apostólica do Papa Francisco
A primeira viagem apostólica do Papa Francisco foi para o Brasil, poucos meses depois de sua eleição. Ele participou da Jornada Mundial da Juventude, em 2013.

10 – Papa Francisco é poliglota e químico
O pontífice fala três línguas: espanhol, italiano e alemão. Além da Argentina, ele já morou no Chile e também na Alemanha. E quando era jovem, chegou a formar-se em um curso técnico de Química.

11 – A inspiração do nome Francisco
Há relatos que dão conta de que a inspiração para que Jorge Mario Bergoglio escolhesse o nome Francisco veio de um brasileiro. Isso porque, após o conclave em que foi eleito como Papa, Jorge Bergoglio recebeu um afetuoso abraço do colega Dom Cláudio Hummes. Na ocasião, o religioso brasileiro fez um pedido: “Não se esqueça dos pobres”. O argentino, então, lembrou-se de São Francisco de Assis, que dedicou sua vida à caridade e aos pobres.

12 – Papa Francisco: primeiro latino e jesuíta
Francisco é o primeiro Papa latino-americano da história. Além disso, é o primeiro Papa não europeu em mais de mil anos. Por fim, é o primeiro Papa da ordem jesuíta. O atual pontífice inaugurou, de fato, um novo tempo na Igreja.

13 – Um encontro milenar
Francisco foi também o primeiro em mil anos a se encontrar com o patriarca ortodoxo russo. A reunião exclusiva aconteceu em fevereiro de 2016. “Finalmente”, exclamou o Papa quando encontrou Cirilo I em Havana, cidade de Cuba. Para o secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, a reunião foi “um grande sinal de esperança”, em um momento “que dá coragem e ânimo para continuar tentando construir mais relações de ponte, encontro e diálogo”.

14 – Um ato respeitoso
Em 2015, o Francisco convidou o imã de Bangui para dividir com ele o papamóvel em uma visita à capital da República Centro-Africana. O ato foi uma forma de expressar para os muçulmanos respeito, já que grande parte dos habitantes daquela cidade segue a crença.

15 – Casamento nas alturas
Já no ano de 2018, o Papa Francisco demonstrou mais um ato de bondade ao oficializar um casamento nas alturas. Ele e os noivos estavam a 25 mil pés de altura. O fato aconteceu durante sua visita ao Chile. Durante a viagem de Santiago para Iquique, o pontífice foi surpreendido por um casal que pediu sua “bênção”. A união de Carlo Ciuffardi e Paula Podest não havia sido oficializada na Igreja Católica. Eles eram casados somente no civil. Isso porque o local em que os noivos realizariam a cerimônia religiosa foi completamente destruído por um terremoto.

Especial: Papa Francisco e o chamado ao sacerdócio
“Depois da confissão”, disse Francisco em 18 de maio de 2013 na Vigília de Pentecostes na Praça São Pedro com movimentos, novas comunidades, associações e agregações de leigos, “senti que algo mudou. Eu não era o mesmo. Tinha ouvido como uma voz, um chamado: estava convencido de que devia ser sacerdote”.

Não é de surpreender que seu lema episcopal e depois pontifício seja precisamente “Miserando atque eligendo” (“Olhou para ele com misericórdia e o escolheu”), ou seja, um trecho de uma homilia de São Beda, o Venerável, que comenta o episódio evangélico da vocação de São Mateus. Em 13 de dezembro de 1969, Jorge Mario Bergoglio foi ordenado sacerdote pelo arcebispo Ramón José Castellano.

 

 

 

Fonte: Shalom