Banners

“Todos os que tinham abraçado a fé reuniam-se e punham tudo em comum” (At 2,42)

“Todos os que tinham abraçado a fé reuniam-se e punham tudo em comum” (At 2,42)
A nossa paróquia São Sebastião escolheu 4 das 10 diretrizes do Projeto Proclamar a Palavra para o caminho pastoral dos próximos três anos. Uma delas é a rede de comunidades.
“A fé cristã é uma experiência comunitária, enraizada na comunhão fraterna e nos laços de amor e de serviço, como nos propõe Jesus. As redes de comunidades, como as Ceb’s e outras formas de comunidades eclesiais, são espaços privilegiados de vivência dessa comunhão, do amor e do serviço, reafirmando o novo jeito de ser paróquia e igreja” (Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Belo Horizonte, Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra, p.15).
Somos comunidade quando celebramos a Eucaristia juntos na igreja e somos comunidade quando nos encontramos ao redor da Palavra nas casas, a exemplo dos primeiros cristãos que se reuniam no Templo e nas casas. Ao afirmar-se que são “pequenas” comunidades, indica-se que “são formadas por um pequeno grupo de pessoas, no qual todos se conhecem, partilham a vida e cuidam-se, uns dos outros, como discípulos missionários de Cristo” (Doc.100 CNBB, 246).
Atualmente existem na paróquia 13 PCE’s (Pequenas Comunidades Evangelizadoras) e outros pequenos grupos, espalhados nas 27 regiões da Paróquia, que se encontram semanalmente nas casas para ler, meditar, partilhar a Palavra e crescer na comunhão fraterna, formando assim a rede de comunidades. Todos somos chamados a viver esta experiência de comunidade. Procure a PCE mais próxima de sua casa, em sua Região ou informe-se na secretaria paroquial.

Por Célia Lopes