Formação • Notícias

Solenidade da Ascensão do Senhor

Solenidade da Ascensão do Senhor

No calendário cristão, a Ascensão de Cristo celebra a subida de Jesus ao céu 40 dias depois de sua ressurreição. A data é móvel e é celebrada 40 dias após a Páscoa, o que neste ano de 2017 será dia 25 de Maio.

“Depois de dizer isso, Jesus foi elevado aos céus, a vista deles. Uma nuvem os encobriu, de forma que seus olhos não podiam mais vê-lo. Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia” (At 1,9-10)

A origem da Solenidade da Ascensão do Senhor inspira-se nos textos bíblicos que relatam a subida de Jesus aos céus, 40 dias depois de sua Ressurreição. Esses relatos relacionam a Ascensão do Senhor com a vinda do Espírito Santo, Cristo promete enviar o Espírito Santo para auxiliar seus discípulos na tarefa de disseminar a palavra de Deus ao mundo, o que será comemorado no dia de Pentecostes.

Após ter ressuscitado, Jesus permaneceu na Terra entre seus discípulos durante 40 dias, período em que os instruiu sobre o reino de Deus. Seu último momento de vida humana termina com sua subida aos céus e sua passagem para o Reino de Deus. A cena é descrita na passagem bíblica dos Atos dos Apóstolos 1, 9-10

Tal acontecimento é narrado na oração do Credo que diz “Subiu aos céus e está sentado à direita do Pai”.

Com sua ascensão Cristo delega os compromissos missionários da evangelização aos seus discípulos e à comunidade; sugerindo que nós, os seguidores de Jesus, temos de construir o mundo novo, onde habita a justiça e a paz. Ele demonstra que o reino de Deus é possível para toda a humanidade, como tantas vezes Jesus anunciou. Desta forma, a Ascensão do Senhor se integra no Mistério da Encarnação, que é seu momento conclusivo.

A Ascensão de Cristo ao céu não é o fim de sua presença entre os homens, mas o começo de uma nova forma de estar no mundo. Sua presença acompanha os sinais da missão evangelizadora de seus discípulos. A solenidade inicia um novo tempo para a Igreja em que é anunciada a universalidade da salvação e da redenção.