Banners

Preparação: A espera do advento

Após celebrarmos, no dia 26 de novembro, a realeza de Cristo como Rei do Universo, no primeiro Domingo do mês de dezembro (3) iniciamos um tempo de espera, marcada pela alegre vigilância e pela esperança: o Advento. O dicionário nos esclarece o significado como “chegada”, o que nos faz
entender melhor o sentido deste período, que é a chegada do Deus Filho como criança no Natal.
Para a nossa Igreja, também é o princípio de um novo tempo, já que se inicia o novo Ano Litúrgico: sairemos do atual ano A, marcado pelo Evangelho de Mateus, para o ano B, em que predomina o Evangelho de Marcos. João Batista é quem nos ajuda a dar o tom da espera, quando diz: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!” (Mc 1,3b).
Nossos templos passam a contar com a cor roxa nos paramentos litúrgicos, dando lugar para a cor rosa no terceiro Domingo, em que celebramos o Gaudete, o Domingo da Alegria.
Também somos ajudados pela Coroa do Advento, em que cada uma das quatro velas representa cada Domingo deste Tempo Litúrgico.
Durante este tempo, somos chamados a ser como as velas da Coroa do Advento, que vão se acendendo à medida que se aproxima do dia do Natal.
Que cada chama acesa possa ser uma Luz que se acende na busca de um Encontro com Jesus, que mesmo sendo o Deus Filho, quis se aproximar de cada um de nós com a alegria e a simplicidade de uma criança!

por Lucas Ribeiro