Formação • Notícias

Papa: jovens ofereçam ao mundo, sinal de harmonia em nome de Jesus

O Papa Francisco renovou o seu convite aos jovens do mundo inteiro para participarem da 31ª Jornada Mundial da Juventude que será realizada na Cracóvia, Polônia, do dia 26 ao dia 31 de julho. O Pontífice se dirigiu aos jovens por meio de mensagem gravada em vídeo, na qual frisou que a JMJ deste ano será especialmente “sinal da misericórdia”, em razão da harmonia com a temática do ano santo extraordinário em curso. O Papa destacou que o maior evento da juventude católica mundial se realiza, ainda, na recordação de São João Paulo II, polonês e “artífice” da JMJ. A mensagem é divulgada pela Santa Sé, a uma semana da viagem do Papa Francisco à Cracóvia para presidir as celebrações.

Na mensagem aos jovens, o Pontífice lhes disse: “Tenho um grande desejo de me encontrar convosco para oferecer ao mundo um novo sinal da harmonia, um mosaico de rostos diferentes, de tantas raças, línguas, povos e culturas, mas todos unidos no nome de Jesus, que é o Rosto da Misericórdia». Abençoando a todos, Francisco desejou que esta seja “uma peregrinação de fé e fraternidade”.

“Tenho um grande desejo de me encontrar convosco para oferecer ao mundo um novo sinal da harmonia, um mosaico de rostos diferentes, de tantas raças, línguas, povos e culturas, mas todos unidos no nome de Jesus, que é o Rosto da Misericórdia” Mensagem do Papa Francisco aos Jovens

A visita que o Pontífice fará à Polónia de 27 a 31 de julho, segundo ele próprio, “será também ocasião de encontro com os queridos filhos e filhas da nação polaca”, em sinal da “memória grata e devota de são João Paulo II, guia do povo polonês no seu recente caminho histórico rumo à liberdade. Um povo que passou por muitas provas, algumas extremamente difíceis, e foi em frente com a força da fé, amparado pela mão maternal da Virgem Maria”. Por isso, o Papa disse estar convicto de que a peregrinação ao Santuário de Częstochowa será para ele “uma imersão nesta fé provada”.

No final, o Pontífice dirigiu-se às famílias polonesas, confidenciando sua intenção de levar-lhes idealmente a Exortação apostólica pós-sinodal Amoris laetitia” e cocluiu: “a saúde moral e espiritual de uma nação vê-se pelas suas famílias. Por isso, São João Paulo II tinha tanto carinho pelos noivos, os recém-casados e as famílias”.

Na sala de imprensa da Santa Sé, o diretor Federico Lombardi apresentou os detalhes da viagem aos jornalistas que participarão no voo papal em companhia de alguns jovens deficientes.

da redação, com L’Osservatore Romano