Formação • Notícias

CPP: Conselho Pastoral Paroquial

CPP: Conselho Pastoral Paroquial

   “O CPP (Conselho Pastoral Paroquial) é o órgão vital e indispensável no âmbito da Paróquia, como elo de articulação e concretização da rede de comunidades e de planejamento das atividades paroquiais. ” (Guia Arquidiocesano para Órgãos Colegiados, vol I, p.35).
     Podemos dizer que os conselhos pastorais são uma inspiração do Espírito Santo no processo de renovação e reorganização da Igreja, para adequá-la à sua missão de evangelizar.
Ser conselheiro é um ministério. É colocar-se a serviço da Igreja para que ela esteja sempre a serviço do mundo.                 Prevalece a séria e alegre responsabilidade de animar, articular e coordenar a vida pastoral, de dar-lhe vitalidade, seriedade e leveza.
Paulo VI diz que o Conselho pastoral deve ser a “consciência profética da Igreja”. “Ser conselheiro é ser profeta chamado por Deus para interpretar os sinais dos tempos e gerar na comunidade o sentido da esperança e da vida”.
        Os conselhos pastorais são chamados a ser:
• Lugar onde se vive a comunhão no exercício da corresponsabilidade na missão do Povo de Deus.
• Lugar de diálogo, troca de experiência, reflexão e planejamento da ação evangelizadora.
• Lugar de avaliação regular da caminhada, especialmente para manter o profetismo e a abertura ao mundo.
• Espaço de coordenação dos diversos grupos, pastorais e movimentos,
       Na nossa Paróquia, após a chegada da Comunidade Missionária de Villaregia, foi criado o CPP, composto de 30 membros, em 1987. Em fevereiro de 1990, após o encontro com Frei Antônio, foi eleito um grupo de leigos para acompanhar a caminhada do novo Plano Pastoral chamado Equipe de Coordenação do Plano Pastoral (ECPP). Esta equipe atuou em comunhão com o CPP durante alguns anos e depois foi unida ele, formando um só conselho.
     Durante todos estes anos, o conselho tem vivido experiências de comunhão, partilha e superação das dificuldades, tentando crescer cada vez mais na fraternidade para melhor servir à Igreja. O Conselho é como o coração: recebe e envia toda a vida da Paróquia para todos os seus membros.
    O CPP da nossa Paróquia se reúne uma vez por mês e é visível a experiência de diálogo, de comunhão para que a vida pastoral possa se irradiar e chegar a todos.

– Por Arlete Oliveira e Célia Lopes