Formação

Como aumentar a alegria em sua vida, segundo a Bíblia

A Bíblia contém muitas passagens importantes que explicam o segredo para se viver alegremente
A alegria é muito mais que um sentimento agradável. É uma disposição duradoura que nos faz ver o lado positivo de todas as coisas. Ser alegre significa estar em paz consigo mesmo e com Deus, encarando todos os dias como uma oportunidade de trazer luz para as trevas.
A Bíblia fala muito sobre alegria, especialmente nos Salmos. No Antigo Testamento, a alegria está ligada à presença de Deus. Também tem a ver com o reconhecimento das bênçãos de Deus, expressando gratidão pelo que Ele nos deu.

“Durante sete dias, festejarás o Senhor, teu Deus, no lugar escolhido por ele, porque ele te abençoará em todos os teus frutos e em todo o trabalho das tuas mãos, e estarás assim na alegria.” (Deuteronômio 16,15)

No Novo Testamento, Jesus também fala sobre a alegria e seu desejo de nos dar alegria. Isso nos lembra que a alegria é um dom, algo que não é necessariamente adquirido, mas recebido de Deus.

Jesus ensina a seus discípulos o segredo da alegria, embora suas palavras não sejam fáceis de aceitar.

“Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor. Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa.” (João 15, 9-11)

Isso significa que a alegria tem, como preceito, os mandamentos de Deus. Seguir uma lista de regras pode não ser a primeira coisa em que pensaríamos para viver uma vida alegre, mas Deus repetidamente volta aos seus mandamentos como o caminho para a alegria.

A chave para a alegria está em ver os 10 Mandamentos como algo que nos libertará, em vez de leis que nos prendem.

É possível aumentar a alegria em nossas vidas, mas não podemos buscar alegria de acordo com nossas próprias vontades ou desejos pessoais. Nós já tentamos isso e falhamos. Vamos nos voltar para Deus, o autor da alegria, e seguir o caminho que ele traçou para nós.

Fonte: Aleteia