Formação • Notícias

Artigo do Arcebispo Dom Wlamor

Amado e amada de Deus,
Saúde e paz
Reavivar a consciência de que somos uma Igreja permanentemente em missão: eis o compromisso que devemos assumir de modo ainda mais especial neste mês de outubro, dedicado às missões. Para que a Igreja seja missionária, devemos estar sempre em missão. Isso significa ir ao encontro das pessoas, para ouvi-las, partilhando alegrias e dificuldades, sendo presença constante, principalmente, na vida de quem precisa de ajuda. Assim, com a nossa vida, anunciamos o Evangelho de Jesus Cristo e ajudamos a construir nova realidade, livre da violência, das discriminações, das perversas desigualdades e de tantos outros males que ameaçam o mundo.
Para, permanentemente, estar em missão, é muito oportuno acolher importante ensinamento de Santa Teresinha do Menino Jesus, a Padroeira das Missões: “Os apóstolos foram movidos pelo amor. É o amor que move o coração de quem crê. Se acabar o amor, não haverá força nem disposição missionária”. Pode-se concluir que o amor que vem de Deus é sustento capaz de tornar, cada evangelizador, incansável no exercício da missão. Devemos buscá-lo sempre para que a Igreja seja, cada vez mais, missionária.
Importante lembrar que a Igreja não pode se fechar em suas comunidades de fé. A Igreja é Povo de Deus em missão, com olhar voltado para o mundo. Sempre há alguém que necessita de nossa ajuda e amparo. Essa consciência precisa crescer – especialmente neste tempo em que damos passos importantes na 5ª Assembleia do Povo de Deus (5ª APD) – para que cada pessoa assuma, com mais coragem ainda, a tarefa de ser presença transformadora no prédio, na rua e no bairro onde mora, no trabalho, na família, na escola e em tantos outros ambientes que formam a sociedade. Esse é o caminho para se cultivar os valores do Evangelho no mundo, conduzindo-o na direção do bem.
Nesse mês dedicado às missões, rezo de modo muito especial por você, que tanto ajuda a Igreja, em nossa amada Arquidiocese de Belo Horizonte. A sua solidariedade é decisiva para que muitas pessoas descubram a alegria de crer e renovem, no coração, o amor e a esperança que nascem da fé.
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte