Formação • Notícias

A assustadora desigualdade mundial em números

A assustadora desigualdade mundial em números
Relatório da Oxfam denuncia a crescente desigualdade no mundo atual. Com algumas contas simples, tentamos mostrar o quanto esta realidade é assutadora.

Sabe quantas pessoas têm no mundo? Cerca de 7.477.854.500 pessoas (quase sete bilhões e meio de pessoas).

Metade destas pessoas é algo como 3.738.922.750 (quase três bilhões e oitocentos milhões de pessoas).

Sabe o que a Oxfam acaba de divulgar? As 8 (oito!) pessoas mais ricas do mundo têm tanto dinheiro quanto as 3.738.922.750 mais pobres. Ou seja, eles têm mais dinheiro que metade da população mundial.

Há alguns anos no Occupy Wall Street, os críticos estavam sendo generosos quando diziam que a riqueza concentra no 1% Fiz uma conta boba, 1% da população representa cerca de 74.778.545 (quase 75 milhões de pessoas). 8 pessoas em relação a estes 75 milhões não é nada! É só 0,0000001% (ou uma sequências de seis zeros até chegar no 1)

Não é o acúmulo de riqueza no 1% o que estou falando (o que seria já muito problemático!). Estes oito indivíduos representam na verdade 0,000000001% da população. Sim, isso é 1 com 8 zeros à esquerda. Estamos dizendo que a riqueza que está na mão de 0,000000001% mais ricos é igual à riqueza dos três bilhões e oitocentos milhões mais pobres. Entre tantos zeros à esquerda, quantos zeros à direita você vê na sua conta? Pois é, imaginei… Isso significa que a) você não está se esforçando o suficiente ou b) há um problema sério na distribuição da riqueza produzida por você. Eu fico com a segunda opção.

Pequeno detalhe: Tem alguns anos que a Oxfam faz esse relatório sobre desigualdade. O relatório de 2017 disse que 8 pessoas têm riqueza igual da metade mais pobre do mundo, mas o de 2016 dizia que 62 pessoas tinham a riqueza igual da metade mais pobre. Ou seja, a desigualdade está crescendo de maneira astronômica! Em apenas um ano o dinheiro se concentrou de tal maneira que nós agora podemos tirar 54 bilionários da conta para chegar nessa proporção assustadora!

Nenhuma conversa séria sobre economia pode ser feita ignorando essa realidade de desigualdade estrutural absurda e crescente. Estamos discutindo tanto sobre austeridade e sacrifícios aqui no Brasil, mas também na União Europeia a conversa segue na mesma linha, assim como na Argentina… realmente dá pra acreditar que o capitalismo vai distribuir naturalmente a riqueza produzida? Até quando vamos acreditar nessa mentira do “trickle down”? O bolo não para de crescer e estamos recebendo cada vez uma fatia menor dele, engolindo calados. Até quando?

FONTES:

Resumo do relatório da Oxfam de 2016

Resumo do relatório da Oxfam de 2017

Relatório complexo de 2017

Nota metodológica do relatório de 2017

World Meters