Formação • Notícias

Todos têm o direito de receber a Palavra

Todos têm o direito de receber a Palavra
O Papa Francisco prosseguiu o ciclo de reflexões sobre a Missa na audiência desta Quarta-feira de Cinzas. A respeito das Orações dos fiéis, disse que “preces míopes, autorreferenciais ou ditadas por lógicas mundanas não chegam ao Céu”.

A Liturgia da Palavra e de modo especial, o Credo e a Oração dos fiéis, foram temas da catequese feita pelo Papa Francisco aos 10 mil participantes da audiência geral nesta semana, na Praça São Pedro.

A décima reflexão de Francisco sobre o andamento da Missa

Na Missa, depois de ouvirmos as leituras e a homilia do celebrante, a Liturgia da Palavra prossegue. É um direito do fiel receber a Palavra. O Senhor fala a todos, pastores e fiéis; Ele chama, consola, faz germinar vida nova e reconciliada em cada um dos participantes segundo a sua idade, condição e situação de vida. A Palavra muda os corações.

“ Depois da homilia é necessário um tempo de silêncio para que ‘a semente recebida sedimente em nossas almas, para que nasçam propósitos de adesão àquilo que o Espírito sugere a cada um ”

Credo é profissão de fé

Em seguida, temos a resposta comum da assembleia à Palavra ouvida; uma resposta que toma a forma da profissão de fé da Igreja, expressa no ‘Credo’, recitado por todos juntos.

Francisco prosseguiu explicando que “existe uma relação vital entre escuta e fé – estão unidas – porque a fé não nasce de fantasias da mente humana, mas sim da pregação, e a pregação surge pela palavra de Cristo. Ou seja, a fé alimenta-se com a escuta da Palavra e conduz ao Sacramento – no caso da missa, a comunhão”.

Preces convencionais não chegam ao Céu

“Os Sacramentos são ‘sinais’ da fé, a supõem e a suscitam. A resposta à Palavra é a súplica comum chamada Oração universal, também conhecida como Oração dos fiéis. Isto porque nos primeiros séculos, depois da homilia, os catecúmenos saiam da igreja, enquanto os fiéis já batizados uniam suas vozes suplicando juntos ao Senhor”.

As preces, sob a guia do sacerdote e com a participação do povo, devem abraçar as necessidade da Igreja e do mundo: orações pela santa Igreja, por aqueles que nos governam, por quem passa necessidades, por todos os homens e pela salvação do mundo. Depois das intenções, a assembleia une sua voz, invocando: “Senhor, escutai a nossa prece”.

É o momento de pedirmos ao Senhor coisas fortes

“ Preces míopes, autorreferenciais ou ditadas por lógicas mundanas não chegam ao Céu ”

Finalizando, Francisco lembrou que as preces devem dar voz às necessidades concretas da comunidade eclesial e do mundo, evitando recorrer a fórmulas convencionais. “A Oração dos Fiéis nos exorta a assumir o olhar de Deus que cuida de todos os seus filhos”.

Quaresma, retorno ao amor do Pai

Após a catequese, o Papa cumprimentou os grupos de vários países presentes na Praça e lembrou que na Quarta-feira de Cinzas tem início o caminho quaresmal, sugerindo especialmente aos jovens que vivam este tempo de graça como um ‘retorno’ ao amor do Pai, que todos aguarda de braços abertos.

Fonte: Arquidiocese de Belo Horizonte